Homofobia: amistoso de Brasil contra México é paralisado após gritos da torcida

3 min de leitura
Amistosos Allison Becker
Foto de destaque: Allison Becker nos amistosos ''Brasil x México'' (Reprodução/Omar Vega/Getty Images)

Os amistosos que antecedem a Copa América já estão acontecendo, e a partida entre Brasil e México que ocorreu neste sábado (8), foi paralisada pelo árbitro por exatos dois minutos após gritos homofóbicos da torcida. 

Combate a homofobia no futebol

O futebol é uma das bases da nossa cultura e, infelizmente, ainda é permeado por muitos preconceitos ultrapassados. Seja no racismo proferido por torcedores a jogadores como Vini Jr. ou em comentários homofóbicos contra rivais. Portanto, sempre que existe uma situação de preconceito que é combatida, a decisão gera um impacto enorme. Foi o que ocorreu durante o amistoso Brasil versus México em uma cidade do Texas, com o árbitro Lukasz Szpala paralisando o jogo aos 12 do segundo tempo como uma medida de combate a homofobia em campo.

“Devido ao grito que se acaba de escutar, a partida foi suspensa momentaneamente. As pessoas identificadas participando do grito discriminatório serão retiradas do estádio” – dizia a mensagem no telão. 

Os gritos começaram após o goleiro Allison cobrar um tiro de meta e receber gritos homofóbicos da torcida do México. Devido a situação delicada, todos os jogadores foram reunidos no centro do campo e o telão exibiu uma mensagem alertando que a partida tinha sido suspensa e que as pessoas que estavam gritando seriam retiradas do estádio.

Primeiro jogo do Brasil nos amistosos

Apesar de interrompido, o jogo foi bem animado e cheio de emoções. O estádio estava cheio, com exatos 85.249 torcedores e com o Brasil abrindo o primeiro ponto na frente. Andreas Pereira e Gabriel Martinelli marcaram dois gols para a seleção brasileira, mas os jogadores do México reverteram o placar no segundo tempo, com Quinones e Martinez empatando o placar. O jogo foi decidido nos acréscimos, com Endrick marcando mais um gol e concedendo a vitória ao Brasil. 


Andreas Pereira comemorando gol em partida contra o México (Foto: reprodução/ Tim Warner/Getty Images Embed)


O próximo jogo dos amistosos acontece na próxima quarta-feira (12), com o Brasil enfrentando os Estados Unidos. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile