Nesta quinta-feira (19), o Botafogo volta a jogar e desta vez é para um dos grandes compromissos de sua história recente. O último campeão da Libertadores irá encarar o Paris Saint-Germain, que é o último vencedor da Champions League, pela segunda rodada do Grupo B do Mundial de Clubes Fifa. Os times voltam a se encarar em um jogo oficial depois dos 41 anos.
Confronto oficial
Os times possuem somente um compromisso de forma oficial, que aconteceu em 1984, no Torneio de Genebra. Na época, o time brasileiro venceu de virada pelo placar de 3 a 1 com dois gols de Baltazar e um de Helinho. Susic foi quem marcou para o time francês. O Botafogo era comandado pelo técnico Humberto Rêdes.
Em uma entrevista concedida ao Lance!, Humberto relembrou o duelo na excursão do time carioca pela Europa, que na época era muito comum e enchia os cofres em meio a um momento complicado na parte financeira. Ele, que também defendeu as cores do clube como jogador na década de 1960 e comandou a seleção Brasileira sub-17, tendo treinado Ronaldo Fenômeno, exaltou o jogo e o título da competição na Suíça.
Fala do ex-jogador
Humberto falou que o PSG na época era um time que possuía bons jogadores, inclusive, alguns jogavam na seleção francesa, com isso, era um time muito bom. Ele ainda revelou que venceram o Everton, que depois foi campeão da Inglaterra, que na época era outro time bom.
O ex-jogador relembrou que o time carioca tinha contratado dois jogadores, o Baltazar, centroavante, o Robertinho, ponta pela direita, e que o Botafogo foi campeão do torneio, que ganhou dos dois times e ganhou bem. Que no jogo contra o PSG foi um jogaço e que foi muito aplaudido pela torcida.
Cenário atual dos times
Agora, o cenário dos times é bem diferente. O PSG que irá enfrentar o Botafogo, atualmente vive uma grande fase desde o início do projeto bilionário, que dominou o futebol francês, e que recentemente conquistou o troféu da Liga dos Campeões, na decisão contra o Inter de Milão.

Na estreia do Mundial, o PSG enfrentou o Atlético de Madrid e venceu por 4 a 0 com amplo domínio, enquanto o Botafogo superou o Seattle Sounders por 2 a 1. Agora, Botafogo e PSG irão se enfrentar nesta quinta-feira (19), às 22h (de Brasília), no Rose Bowl, na cidade de Pasadena, na Califórnia.