A equipe feminina de ginástica alemã utilizará um uniforme diferente nas competições dos Jogos Olímpicos de Paris. No treino de pódio realizado na última quinta-feira (25) as ginastas alemãs mostraram o novo uniforme que cobre o corpo inteiro.
O novo macacão é constituído por uma legging que vai até o tornozelo e o clássico collant. O uniforme é uma forma de combate à sexualização das ginastas.
Uma das atletas alemãs que disputará medalha em Paris, Pauline Schaefer-Betz revelou à Reuters que recebeu elogios relacionados ao novo uniforme da equipe. Para ela, um dos principais problemas do design da roupa é o corte utilizado. “É muito difícil encontrar o ajuste perfeito para um collant de manga longa”, informou à Reuters.
De acordo com Schaefer-Betz, a dificuldade para encontrar o ajuste certo do collant com a legging é um dos motivos para as equipes de outros países ainda utilizarem o modelo tradicional de uniforme. “Temos um designer especial de collant que fez o corte especial para que tudo se ajuste bem, e acho que muitas equipes não tinham isso”, disse na entrevista.
Traje utilizado antes
Nos Jogos Olímpicos realizados em Tóquio em 2021, a equipe alemã já havia usado um uniforme semelhante que cobria todo o corpo. O uso do traje era para demonstrar apoio e incentivar que as atletas utilizem uniformes confortáveis durante os torneios e competições.
Em uma disputa no Campeonato Europeu de ginástica artística, também em 2021, a atleta Sarah Voss utilizou o traje comprido pela primeira vez sem ser por motivos religiosos. O gesto foi apoiado pela Federação de Ginástica.
Voss disse, em entrevista à TV alemã ZDF, que as roupas de ginástica começaram a incomodar e serem desconfortáveis após a puberdade. “Nós mulheres queremos nos sentir bem. Na ginástica, fica cada vez mais difícil conforme crescemos”, disse à ZDF.
Na época, Schaefer-Betz também utilizou os novos trajes e disse que a nova roupa da equipe era mais confortável porque não havia preocupação em “mostrar nada por acidente”.
Ginástica em Paris
A ginástica artística é um dos mais tradicionais e prestigiados esportes nas Olimpíadas. Em Paris, a disputa da fase classificatória das equipes femininas começa no dia 28 de julho às 4h30, no horário de Brasília.
O Brasil vai a Paris para garantir medalha com a equipe formada por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares. A disputa da final por equipe feminina será realizada no dia 30 de julho às 13h15.