Nesta noite deste primeiro dia de junho, Cruzeiro e Palmeiras chegaram para duelo válido pela 11ª Rodada do Campeonato Brasileiro. E o vencedor, foi a Raposa, que faz valer o domínio de mando abrindo 2×0 muito cedo no jogo com Kaio Jorge que brilha na partida. Palmeiras reage com Allan. Porém, placar final fica em 2×1!
Em Belo Horizonte, no Mineirão, um estádio com mais de 57 mil torcedores, e uma torcida da raposa empolgada com a boa campanha na competição. Esse era um daqueles jogos conhecido como de “seis pontos”. Cruzeiro toma a vice-liderança do Palmeiras com começo fulminante e final tenso.
Resumo do jogo
Fatal, o Cruzeiro dominou o primeiro tempo com duas bolas paradas que resultaram em gols rápidos de Kaio Jorge, mantendo pressão constante e acumulando oito finalizações até os 25 minutos. O Palmeiras, nervoso e desorganizado, só conseguiu ameaçar com cruzamentos isolados, sem efetividade real, e teve como melhor momento uma defesa espetacular de Cássio aos 43 minutos, salvando o gol após chute no ângulo de Piquerez.
“Confiança, trabalho em equipe… estou com confiança, estou muito bem, tranquilo, me sinto super acolhido pela torcida do Cruzeiro e, graças a Deus, foi um primeiro tempo como a gente imaginava, um primeiro tempo intenso”
— disse Kaio Jorge, dono do jogo no intervalo da partida
No segundo tempo, Palmeiras voltou mais agressivo, criou boas chances com Vitor Roque, Martínez e Allan, que descontou já no fim. Mas, seguiu travado pela defesa do Cruzeiro e pelo próprio nervosismo. A Raposa respondeu nos contragolpes, quase matou com Matheus Pereira e Lucas Silva, e segurou a vitória até o apito final.
Kaio Jorge brilha com dois gols nos primeiros minutos
Na primeira jogada, o Cruzeiro, mandante, partiu pra cima. A finalização de Wanderson explodiu no lateral Giay, do Palmeiras, e saiu para escanteio. Na cobrança, Kaio Jorge, em ano iluminado, subiu livre e cabeceou para abrir o placar com poucos minutos de bola rolando. Cruzeiro 1×0, Kaio Jorge!
E prosseguiu em cima, ele estava impossível. Em seguida, após sobra na área em cobrança de falta, Kaio Jorge finalizou de primeira e marcou mais um. Cruzeiro 2×0! Intenso e vertical, um começo que nem o mais otimista cruzeirense imaginava. A Raposa, em outra rotação, precisou de apenas duas bolas paradas e menos de quatro minutos para balançar a rede duas vezes.
Cruzeiro controla primeiro tempo, mas Cássio opera milagre!
O roteiro seguiu sem grandes. Assim sendo, o Cruzeiro controlou as ações, empilhou chegadas e manteve o Palmeiras acuado. William desperdiçou boa chance, e Kaio Jorge seguiu participativo, mantendo a pressão. Do outro lado, a instabilidade palmeirense ficou evidente: Abel reclamou, Ríos levou amarelo e Wanderson quase fez o terceiro em chute desviado.
A primeira chegada do Palmeiras só veio aos 17, sem perigo. Enquanto a Raposa, empilhando 8 finalizações aos 25, manteve o domínio absoluto. Matheus Pereira quase achou Christian em cruzamento, mas Micael cortou. O Palmeiras tentou reagir em bolas alçadas, mas parou na defesa bem postada do Cruzeiro. Outra chance veio aos 37, em cruzamento de Ríos que Flaco López não alcançou. Aos 43, Cássio operou um milagre ao defender uma pancada de Piquerez no ângulo. Giay ainda teve outra tentativa, que foi para fora.
Palmeiras cresce, esboça reação
O Palmeiras voltou mais agressivo, mas seguiu esbarrando na defesa cruzeirense. Maurício tentou duas vezes, sem sucesso, enquanto Abel levou amarelo em meio à tensão. A grande chance veio aos 13, em escanteio de Estêvão que Vitor Roque cabeceou rente à trave. O time de verde a branco seguiu pressionando. Aos 14, Vitor Roque achou Martínez na entrada da área. O volante limpou a marcação e bateu cruzado, tirando tinta da trave.
O jogo ficou mais aberto. Piquerez levou perigo em cruzamento que Vitor Roque não alcançou. Na sequência, Gabigol entrou para esquentar ainda mais o clima. Enquanto isso, Kaio Jorge deixou o campo ovacionado, deixando o campo com dores na panturrilha. O Cruzeiro respondeu com Matheus Pereira, que quase matou o jogo em finalização de fora.
O jogo ficou elétrico nos minutos finais. O Cruzeiro quase ampliou com Lucas Silva após contra-ataque puxado por Gabigol. Estêvão seguiu apagado, completamente anulado por Kaiki Bruno. Vitor Roque, no nervosismo, levou amarelo em falta dura perto da área. Aos 41, Allan acertou um belo chute e descontou para o Palmeiras, reacendendo a partida: 2×1! Cassio ainda fez outra boa defesa já nos acréscimos em bola que pipocou na área.
E agora?
A disputa valia ouro para Palmeiras e Cruzeiro. O alviverde, com 22 pontos e vice-líder, vinha de derrota para o Flamengo, líder com 24, que tomou a ponta após goleada no Fortaleza nesta rodada. O Cruzeiro, invicto como mandante, chegava com dois pontos atrás, em 4º.
Com um início fatal, o Cruzeiro somou os três pontos, subiu para 23 e tomou a vice-liderança, deixando o Palmeiras para trás na 4ª colocação. Mais que perder posições, o time alviverde embarca para o Mundial de Clubes sob pressão, tendo sido ultrapassado por conta de derrota para dois rivais diretos.
Enquanto Flamengo e Palmeiras só voltam ao Brasileirão após o Mundial, o Cruzeiro encara ainda o Vitória em Salvador no dia 12. A competição terá uma pausa de mais de dez dias pela Data FIFA agora e após a 12ª Rodada só retorna em julho, quando tiver acabado a Copa do Mundo de Clubes. Calendário maluco pode fazer com que esses pontos ganhos e perdidos façam diferença. Brasileirão vai até 21 de dezembro!