Os comandados de Pep Guardiola chegaram a esta Copa do Mundo de Clubes com o status de favorito, que foi confirmado nesta tarde de hoje (18) contra o Wydad Casablanca do Marrocos, ao vencer por um placar de 2 a 0. A partida, realizada na Filadélfia, teve como destaque o jovem inglês Folden que fez o gol mais rápido do Mundial até agora ao abrir o placar com 1 minuto e 52 segundos e dar depois uma assistência para Doku, confirmando que Manchester City estreia querendo ir ainda mais longe na competição.
Resumo do jogo
O Manchester City dominou o primeiro tempo com posse, intensidade e superioridade técnica. Abriu o placar com Foden, no gol mais rápido do torneio até aqui, e seguiu pressionando com jogadas de Savinho, Doku e Marmoush. O Wydad tentou reagir com lances isolados de Lorch e Zemraoui, mas pecou nas finalizações. Benabid ainda evitou o segundo gol em chute de Foden, mas aos 41, Doku ampliou em escanteio cobrado por Foden, coroando o controle absoluto do time de Guardiola na etapa inicial.
Haaland e Rodri, dupla de astros do futebol global, entraram na segunda etapa. Espanhol eleito melhor do mundo, errou mais passes do que se poderia imaginar. Segundo tempo ainda, teve uma expulsão de jogador do City, Rico Lewis subiu demais o pé, atingiu o rosto de jogador adversário, sendo expulso diretamente. Mesmo assim, o cartão vermelho não mudou o resultado, e o placar construído no primeiro tempo se manteve.
Manchester City estreia com gol relâmpago
O Manchester City precisou de menos de dois minutos para abrir o placar, com Foden aproveitando rebote após finalização de Savinho, anotando o gol mais rápido desta edição do Mundial. O time inglês seguiu dominante e quase ampliou com Marmoush, em boa triangulação ofensiva. Wydad tentou responder pela direita com Moufid, mas desperdiçou a melhor chance. A superioridade técnica do City ficava evidente: Savinho rompia linhas com facilidade, Foden aparecia sempre bem posicionado e Guardiola mantinha o time avançado no campo de ataque.
Aos 21, o Wydad criou seu lance mais plástico: Lorch deu um chapéu na defesa e tocou para Zemraoui finalizar, mas o chute saiu desequilibrado. Pouco depois, quase veio o empate em uma jogada inacreditável. Lorch recebeu lançamento longo e Vitor Reis foi traído pelo quique da bola. O meia do Wydad invadiu a área, mas se atrapalhou e perdeu o tempo da finalização. Na sequência, Amrabat cruzou para a área, mas a bola atravessou sem ninguém completar. Com apoio de uma torcida conhecida por ser muito apaixonada, os marroquinos cresciam no jogo, aproveitando a queda de ritmo do City.
Folden decisivo, Manchester City amplia!
O final do primeiro tempo manteve o City no controle. Aos 37, Benabid salvou o Wydad ao defender finalização de Foden, após boa jogada de Doku e Cherki pela esquerda. Três minutos depois, Doku voltou a acelerar, mas Cherki falhou no domínio dentro da área. Aos 41, veio o segundo gol: Foden cobrou escanteio da direita, e Doku, bem posicionado na segunda trave, finalizou de trivela para ampliar. Manchester City 2, Wydad Casablanca 0.
Lorch, melhor em campo pela equipe marroquina, quase marcou para diminuir a desvantagem em belo chute de fora da área. Jogador sul-africano de 31 anos, era o protagonista nas investidas de maior lucidez da equipe do Wydad. Mas, apesar do ímpeto e boa vontade, não foi possível ir para o intervalo com placar menos desfavorável.
Com Haaland e Rodri, City só controla o jogo!
Não dá para vacilar um segundo com o time do City, e Benabid, aos 8 minutos, salvou o Wydad do que seria mais um gol de Doku no jogo com linda defesa. Então, chumbo grosso para o que já estava difícil: Haaland e Rodri entraram no time citizen aos 13 minutos do segundo tempo sob fortes aplausos dos torcedores no estádio. Para completar o perigo, Guardiola colocou para ter alguns mintutos de jogo o também muitas vezes titular Gündogan.
A medida que o sol ficava mais forte, o jogo caía de ritmo. Voltando de lesão, Rodri, que já foi eleito melhor do mundo, errou passes incomuns. Aos 28, o primeiro lance de perigo de Haaland, que recebeu de boa jogada comandada por Rico Lewis, girou e finalizou, porém, por cima do gol. Jogo parecia um treino para o City que atacava sem muita intensidade e voltava somente para controlar.
Aos, 41, Rico Lewis subiu demais o pé, acertou o rosto de Obeng e foi expulso diretamente pelo árbitro brasileiro Ramón Abad. City teve uma perda para a próxima rodada e para os minutos finais do jogo. Ainda, Haaland quase ampliou ainda mais o placar, saiu cara a cara com o Bernabid que fez novamente ótima defesa. Jogo terminou com o placar de 2 a 0 mesmo. Boa vitória do City e boa exibição do Wydad que se mostrou valente em alguns momentos do jogo.
Grupo e próximos desafios
O grupo conta com outro gigante europeu, a Juventus da Itália. Para azar do Wydad e do Al-Ain que terão um desafio de dois Davis contra dois Golias. City larga na frente no grupo e agora espera o resultado do time italiano contra os árabes para saber se confirma o primeiro lugar na classificação. Somente os dois mais bem colocados avançarão para a próxima fase, que já é mata-mata, nas Oitavas de Final do Mundial.
No grupo vizinho, outro time lendário aguarda para fazer sua estreia: o Real Madrid pode estar no caminho futuro de Manchester City e Juventus, caso confirmem a classificação. E assim, amigos, é promessa de fortes emoções para os próximos dias.