Mano Menezes reflete sobre postura dos jogadores na atualidade

O experiente técnico Mano Menezes concedeu uma entrevista ao portal GZH neste domingo (08), e provocou uma ótima reflexão sobre como a atitude e o comportamento dos atletas no futebol de hoje acabam afetando a qualidade do jogo e o desempenho das equipes em geral dentro de campo. Atualmente no comando do Grêmio, o treinador […]

08 jun, 2025
Foto destaque: Treinador falou sobre dificuldades enfrentadas na relação dos atletas com o esporte (reprodução/Pedro H. Tesch/Getty Images Embed)
Foto destaque: Treinador falou sobre dificuldades enfrentadas na relação dos atletas com o esporte (reprodução/Pedro H. Tesch/Getty Images Embed)
Técnico do Grêmio, Mano Menezes, em coletiva após o confronto contra o Sportivo Luqueno do Paraguai

O experiente técnico Mano Menezes concedeu uma entrevista ao portal GZH neste domingo (08), e provocou uma ótima reflexão sobre como a atitude e o comportamento dos atletas no futebol de hoje acabam afetando a qualidade do jogo e o desempenho das equipes em geral dentro de campo.

Atualmente no comando do Grêmio, o treinador recebeu a missão de recuperar a confiança do time após o vice amargo no Gauchão diante do Internacional, seu maior rival.

Problemas modernos

O treinador falou principalmente em relação ao comprometimento da atual geração na modalidade com seus objetivos. E disse que o que mais o preocupa é a distância do índividuo com o futebol. Mano ainda completou dizendo que promoveu nos bastidores do Grêmio um incentivo para reaproximar os jogadores com a paixão pela qual todos ali se dedicaram.

Mano também aproveitou o contexto para falar sobre como as relações humanas, em geral foram afetadas com o advento das redes sociais e da internet moderna, que no caso impacta diretamente essa “distância” entre os atletas que tenta alertar.

O jogador combinava jogada com o outro jogador, o jogador combinava comportamentos com o outro jogador. Hoje isso tudo ficou mais distante, mais escasso. A relação também ficou mais superficial. A intimidade que se tinha antes já não consegue se ter tanta, e é uma intimidade necessária para o futebol. Acho que a gente tem que trabalhar para recuperar isso. Alguns afastam o celular, mas não resolve porque tudo que é imposto não tem um resultado tão bom como a gente gostaria.”

Mano Menezes

Mano Menezes a beira do campo em jogo contra o Sportivo Luqueno (PAR) pela Sul-Americana (Foto: reprodução/Silvio Avila/AFP/Getty Images Embed)


Ainda sobre o tópico sobre as novas tecnologias, o técnico ainda exemplificou sobre como o maior volume de informações apresentadas no mundo atual acaba tornando o jogo cada vez mais complexo, e isso acaba criando um atleta muito dependente e submisso diante apenas do que é passado pelo treinador, e tira-lhe o poder de tomar decisões sozinho e ser autossuficiente em campo, a exemplo do que víamos em gênios do futebol como Romário e Ronaldinho Gaúcho, fundamentais nas seleções brasileiras que levaram as copas de 1994 e 2002, respectivamente.

Trabalho no Grêmio

Dentro de campo, Mano vive uma fase conturbada pelo imortal: Eliminado da Copa do Brasil pelo CSA e classificado como segundo colocado pela Sul-Americana, o time do técnico Gaúcho terá um duro trabalho de recuperação na volta do calendário após a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, a partir de meados do mês de julho.

É de se esperar que o treinador e o elenco usem o período de férias para rever alguns pontos que precisam ser corrigidos e se prepararem melhor para o restante da temporada, com a segunda metade do brasileiro e o mata-mata da competição secundária da CONMEBOL, cujo primeiro desafio será contra o clube peruano Alianza Lima, pelos play-offs que antecedem as oitavas de final.


Elenco do Grêmio em campo (Foto: reprodução/Silvio Avila/AFP/Getty Images Embed)


Entretanto, apesar dos deslizes, o time possui o quinto melhor aproveitamento no Brasileirão 2025 até o momento, com uma sequência três vitórias nos últimos seis jogos na competição, e promete entregar um futebol mais consistente para os próximos meses do ano nas duas competições que ainda disputa.

Mais notícias