Nesta quarta-feira (14), Lionel Messi completa 20 anos desde que conquistou o seu primeiro título como jogador profissional do Barcelona. Em 2005, o time garantiu o título da La Liga ao empatar com o Levante, com duas rodadas de antecedência. Na época, o argentino era somente uma promessa no futebol, e agora se tornou um ídolo no clube catalão, conquistando vários títulos e deixando marcas.
O título
Mesmo que não tenha participado desse jogo importante, a jovem promessa de 17 anos fez parte do elenco campeão e atuou em sete jogos naquela temporada. Seu primeiro gol como jogador profissional aconteceu na vitória por 2 a 0 sobre o Albacete, pela 34a rodada, quando marcou o segundo gol do time, e o primeiro da longa trajetória pelo time profissional.
O time catalão era comandado por Frank Rijkaard, e conseguiu encerrar um jejum de seis temporadas sem conquistar a La Liga. O elenco contava com jogadores importantes como Ronaldinho Gaúcho, Deco, Samuel Eto’o, Víctor Valdés, Carles Puyol, Andrés Iniesta e Xavi Hernández e terminaram a temporada com 84 pontos, somando 25 vitórias, 9 empates e somente 4 derrotas.
Naquela temporada, Messi ainda era uma promessa no futebol, porém, sua parceria inicial com Ronaldinho Gaúcho, rendeu outros títulos para a dupla, como mais uma La Liga e duas Supercopas da Espanha.

Depois de 17 temporadas no Barcelona, o argentino se tornou o maior ídolo da história do time catalão, sendo o jogador com mais jogos disputados (778), e maior artilheiro de todos os tempos por somente um time (672 gols). Ele deixou o clube em 2021, e foi para o Paris Saint-Germain.
Messi nos Estados Unidos
Depois de vencer a Copa do Mundo de 2022, Messi resolveu dar um início a uma nova etapa na carreira, desta vez assinando com o Inter Miami, dos Estados Unidos. Além dos altos salários, o contrato ainda inclui participação em lucros e a possibilidade de se tornar acionista da equipe, isto é uma parte de uma estratégia de longo prazo envolvendo sua imagem e o mercado norte-americano.