“Messi do xadrez”: saiba quem é o argentino de dez anos que já venceu o melhor do mundo

Markus Gallo Por Markus Gallo
4 min de leitura
Faustino Oro, prodígio do xadrez (Reprodução/FIDE)

No dia 25 de março de 2024, Faustino Oro conseguiu um feito histórico: vencer Magnus Carlsen, considerado o melhor de todos os tempos. Chamado de “Messi do xadrez”, Faustino enfrentou o norueguês multicampeão mundial durante o Bullet Brawl 2024, campeonato online de partidas de um minuto de duração. Conheça a promessa argentina do xadrez.

Xadrez por acaso

Faustino Oro começou a jogar xadrez por uma obra do acaso. Durante a pandemia de Covid-19, mais precisamente em maio de 2020, Faustino jogava futebol em sua casa. Sua mãe, Romina, que trabalhava de maneira remota, era atrapalhada pelo barulho feito pelo garoto. Buscando alguma atividade mais silenciosa, pediu para que o pai de Faustino, Alejandro, ensinasse o filho a jogar xadrez.

Segundo o próprio Faustino, o garoto não gostava do esporte no começo, mas logo pegou gosto pelo jogo de tabuleiro, ainda que jogado pelo computador. Dono de um talento incrível, o pequeno argentino se destacou ao ser o jogador mais jovem a atingir 2300 de rating FIDE, Sistema de pontuação da Federação Internacional de Xadrez. Também foi o mais jovem a conseguir uma norma de Mestre Internacional.


Faustino com os pais, Alejandro e Romina (Reprodução/Infobae)

O “Messi do xadrez” também é chamado de “El pibe de Oro”, alcunha que, além de fazer referência direta a seu sobrenome, era o apelido de Maradona. Em 2023 a família tomou a decisão de deixar uma vida confortável em Buenos Aires para se mudar para Barcelona, na Espanha, onde o menino terá melhores condições de estudar para se tornar um grande enxadrista. Assim como Messi, Oro vai a Barcelona buscando se tornar o melhor do mundo.

Vencendo o melhor

Não bastasse ser uma criança prodígio, Faustino venceu o melhor. Em uma partida online em que cada jogador tem um minuto por jogo, sem acréscimos, Faustino Oro conseguiu jogar de igual para igual com Magnus Carlsen, gastando menos tempo que o campeão. Aos poucos, abriu vantagem de um peão, não deixando muitas opções para o norueguês. Por fim, Carlsen cometeu um erro, “pendurando” um cavalo, ou seja, perdendo uma peça. “Na hora em que ele entregou um cavalo sem perceber, eu tinha certeza que ia ganhar. Pra onde fosse o cavalo, eu comia”, disse o jovem em entrevista ao Fantástico.


Magnus Carlsen, melhor jogador do mundo (Reprodução/FIDE)

Ao fim de 48 lances, tendo usado apenas 38 segundos de seu tempo, Faustino Oro fez o inacreditável, venceu aquele que é considerado o melhor enxadrista de todos os tempos. Magnus Carlsen recentemente se aposentou da principal modalidade do xadrez, as partidas clássicas, com duas horas para cada jogador, além dos acréscimos. O motivo: era fácil demais. Carlsen foi campeão por dez anos, entre 2013 2 2023, quando renunciou seu título. Nenhum outro jogador venceu um campeão com tão pouca idade, nem mesmo o próprio Carlsen.

Deixe um comentário

Deixe um comentário