Pela 3ª rodada do Brasileirão, Fluminense e Santos protagonizaram o reencontro de Ganso e Neymar após 9 anos sem se enfrentarem. De um lado, o meia do Flu voltava após susto com miocardite; do outro, Neymar retornou ao clube onde brilhou com o ex-companheiro. O último duelo entre eles foi em 2016, quando jogavam por Sevilla e Barcelona. A partida se encerrou em 1 x 0 para o Tricolor.
Agora, ambos retornam após problemas médicos que foram a tônica da carreira de ambos. Ganso está recuperado de uma miocardite, grande susto e problema no coração que quase o ameaçou afastar de vez do futebol. Neymar voltou depois de mais de um mês fora, por problemas musculares na coxa desde a semifinal do Campeonato Paulista. Desta vez, em times rivais, o ex-companheiros de time buscaram a vitória no Maracanã.
Fluminense chegou ao jogo embalado pela goleada de 5×0 contra o Deportivo San Jose de Oruro pela Sul-Americana. Por outro lado, ainda sem engrenar, o time da Vila Belmiro buscava se recuperar de empate em casa contra o Bahia na última rodada.
Entretanto, quem se deu melhor no confronto foi o futebol brasileiro, com a volta de dois craques. Jogo termina 1×0 para o Fluminense, com gol marcado aos 51 do segundo tempo por Samuel Xavier.
Primeiro tempo
Nos minutos iniciais, o Santos teve mais posse, enquanto o Fluminense pressionava. Aos quatro minutos, um lance entre Cannobio e Gil gerou dúvida de pênalti, mas o árbitro ignorou. A torcida vaiou, e na sequência, Hércules arriscou de longe na primeira finalização do jogo.
O jogo seguiu truncado, com muitas faltas táticas — sobretudo do Santos, que tentava frear o ímpeto do Fluminense. Arias quase abriu o placar aos 20, e o Santos respondeu em jogada pela direita, sem sucesso com Guilherme. A torcida do Flu vaiava a posse santista aos 28, enquanto Ganso e Neymar, no banco, reclamavam do ritmo lento e das poucas finalizações do jogo.
Zé Ivaldo levou o primeiro amarelo aos 31. Cano foi punido aos 36 por uma entrada dura na lateral de jogo. Aos 42, Arias assustou em jogada individual e logo depois cruzou para Cano, que quase marcou. O primeiro tempo terminou com uma tentativa ousada de Tiquinho do meio-campo, mas sem alterar o placar.
Mesmo sem chances claras, Fluminense foi ligeiramente melhor no primeiro tempo, as jogadas individuais de Arias causaram dificuldades para Léo Godoy, lateral-direito do Santos.
Segundo tempo: o reencontro de Ganso e Neymar acontece
O segundo tempo começou com trocas dos dois lados. No Fluminense, Facundo Bernal entrou no lugar de Hércules. Do outro lado, Caixinha foi ousado: mandou Soteldo, David Washington e Neymar pra campo, sacando Rollheiser, Thaciano e Tiquinho Soares. Logo aos 6 minutos, Neymar tentou seu primeiro lance, buscando tabela com David — mas a conexão falhou.
Bernal, em ritmo acelerado, arriscou de fora e levou perigo, mandando a bola rente à trave direita de Brazão. Neymar, cercado por dois, tentou sair na malandragem e acabou derrubado — falta marcada e vaias da arquibancada tricolor. Minutos depois, se enroscou com o adversário e deixou o braço. Cartão amarelo aos 15, pra esquentar ainda mais o clima.
Aos 21, o Maracanã vibrou: Ganso foi chamado por Renato Gaúcho e começou a aquecer. Quando entrou, com Keno, no lugar de Lima e Cannobio, a torcida explodiu. O Santos respondeu com a entrada de Gabriel Bontempo no lugar de Diego Pituca, buscando mais fôlego no meio. Mas nem tudo saiu como planejado: Soteldo sentiu de novo, caiu no gramado e virou preocupação. Gabriel Verón entrou em seu lugar, forçando o Santos a queimar sua última troca.
No apagar das luzes, o gol
Com 34 minutos, Ganso deu um daqueles passes que ele costuma tirar da cartola como um mágico do futebol. Em jogada ensaiada após cobrança de falta o meia lançou Renê que estava aberto do lado esquerdo. Porém, a jogada não resultou em gol. Em seguida, Cano, aos 40 minutos, saiu para a entrada de Everaldo. Thiago Santos entrou no lugar de Martinelli, encerrando as substituições do jogo.
Jogo caminhou para o final como foi em vários momentos: truncado e com muitas faltas, sem grande brilho de nenhum lado. Até que aos 51 minutos, Samuel Xavier desencanta para garantir os 100% de aproveitamento desde a estreia de Renato Gaúcho. Assim, placar final: Fluminense 1×0 Santos, fim de jogo.
Próximos compromissos
Na sequência o Fluminense enfrenta o Corinthians, na Neo Química Arena. A partida está marcada para quarta-feira (16), às 19h30. No entanto, o Santos de Neymar, recebe na Vila Belmiro o Atlético Mineiro no mesmo dia, às 21h30.
Com a vitória, o Fluminense salta para a 5ª posição na tabela do Brasileirão. Todavia, o Santos ficou na 18ª colocação, na zona de rebaixamento e vê o trabalho de Pedro Caixinha ter aumento de pressão. A ver os próximos momentos de Ganso e Neymar, dois grandes jogadores do futebol brasileiro.