Manchester City e Real Madrid, dois gigantes do futebol europeu, pretendem utilizar o Mundial de Clubes da FIFA 2025, encarando a competição como forma de salvar a temporada. As duas equipes não corresponderam às expectativas em seus respectivos campeonatos nacionais e Champions League. Os dois clubes observam o torneio como oportunidade de não passar por essa temporada sem títulos de expressão.
No caso do Manchester City, o clube conquistou a Super Copa da Inglaterra após vencer o Arsenal nos pênaltis. No tempo regulamentar, a partida terminou empatada: 1 x 1. Para uma equipe que vem de quatro títulos seguidos pela Premier League, o troféu conquistado não supriu as necessidades do time comandado por Pep Guardiola.
O rendimento da equipe encontra-se abaixo do esperado, uma vez que o City nem se quer ocupar a zona de classificação na Premier League, o que os deixaria de fora da Champions League. Porém, a equipe ainda pode se classificar, dependendo apenas de si. Competindo a Champions, foi eliminado pelo Real Madrid ainda nos playoffs.
Sem ter conseguido ir muito longe na Champions, uma campanha que não supera as expectativas na Premier League, ainda ocorre o fato de ter perdido a final da Copa da Inglaterra para o Crystal Palace pelo placar de 1 x 0. Uma temporada frustrante até o momento. A salvação pode ser a conquista do Mundial.
Real Madrid de Endrick aposta em recuperação na temporada vencendo o Mundial de Clubes da FIFA 2025 (Foto: reprodução/Instagram/@realmadrid)
O Real Madrid pós-Ancelotti
Pelo lado do Real Madrid que durante um tempo vinha conquistando títulos nacionais e continentais, vem amargando na temporada 2024/2025, a falta de conquistas de grande expressão. Caso o Real Madrid não conquiste o Mundial, o clube voltará a repetir a temporada 2020/2021, a qual ficou sem conquistas expressivas.
A frustração aumenta para o Real Madrid e seus torcedores quando a equipe fica atrás do rival Barcelona pelo Campeonato Espanhol e também perde a Copa do Rei. Como se não bastasse, os merengues caíram nas quartas de final da Champions League para o Arsenal.
Com tantos fatores negativos, o técnico Carlo Ancelotti teve sua saída anunciada pelo Real Madrid. A conquista do título mundial traria tranquilidade para se começar um novo projeto.
Manchester City almeja título no Mundial de Clubes da FIFA 2025 para se redimir na temporada (Foto: reprodução/Instagram/@mancity)
Recomeço
O Mundial de Clubes, a partir deste ano, tem um novo formato e, nesse novo formato, Manchester City e Real Madrid não vão ter vida fácil, uma vez que, além desses dois clubes, outros 30 estarão na disputa. O Mundial de Clubes vai acontecer nos Estados Unidos. Por conta disso, cada partida promete ser de alto nível.
Quem vencer vai estar prestigiado, mas para City e Real Madrid, mais do que levantar uma taça internacional, pretende-se manter a moral elevada e evitar possíveis pressões que possam surgir da torcida, da mídia e dos bastidores. Sendo assim, a intenção de Real Madrid e City é terminar esta temporada de forma digna e começar a seguinte de forma tranquila.