INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Paris 2024: Thiago Braz está fora das Olimpíadas

O campeão olímpico do salto com vara foi suspenso após exames antidoping

Thiago Braz
Thiago Braz, suspenso por doping (Reprodução/Instagram/@thiagobrazpv)

O atleta Thiago Braz, um dos principais nomes do salto com vara, foi suspenso por doping. A suspensão é de 16 meses e deixará o campeão olímpico fora dos Jogos de Paris. O advogado do atleta, Marcelo Franklin, entrou com recurso na Corte Arbitral do Esporte.

A decisão foi confirmada nesta terça-feira (27) pela entidade máxima do atletismo, a World Athletics. Para a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), Thiago Braz não cumpriu as Regras do Antidoping do Atletismo Mundial. O atleta já estava suspenso provisoriamente desde o dia 28 de julho do ano passado.


Thiago Braz com a bandeira do Brasil
Thiago Braz com a bandeira do Brasil (Foto: reprodução/Instagram/@thiagobrazpv)

Thiago é um dos maiores representantes do esporte no mundo. O atleta tem 30 anos e conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Em Tóquio 2021, conseguiu o bronze. Braz foi prata no Mundial de Atletismo Indoor de Belgrado, em 2022.

Antidoping

No dia 2 de julho de 2023, foram realizados exames que acusaram a presença de ostarina no atleta. A substância é utilizada para o aumento da massa muscular, da força e da performance.

A Unidade de Integridade do Atletismo informou, em nota, que solicitou a suspensão de Thiago Braz durante 4 anos. De acordo com a AIU, o atleta foi imprudente e agiu com intenção indireta.

Defesa do atleta

A defesa de Thiago alega que o campeão olímpico foi vítima de uma contaminação cruzada. É o que acontece quando um atleta ingere algum suplemento ou medicamento que tenha a presença da substância considerada doping.

Em nota publicada no Instagram, a defesa informa que o atleta irá se pronunciar após o julgamento final na Corte Arbitral na Suíça e que estão confiantes para a exclusão ou diminuição da suspensão, para que Thiago consiga competir em Paris.


Nota oficial
Nota oficial publicada nas redes sociais de Thiago Braz (Reprodução/Instagram/@thiagobrazpv)

Em entrevista ao ge, o advogado Marcelo disse que está otimista. “A decisão foi boa, porque queriam quatro anos e tivemos 16 meses. Estabelecemos que o Thiago não teve culpa, foi uma vítima da contaminação cruzada”, informou.

Atualmente, a suspensão de Thiago Braz vai até o dia 27 de novembro deste ano.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...