Pep Guardiola renova com o Manchester City até 2027

Após nove temporadas de sucesso, treinador renovou vínculo com o clube por mais dois anos

Alanis Zamengo Por Alanis Zamengo
3 min de leitura
Foto destaque: Pep Guardiola (reprodução/Naomi Baker/Getty Images Embed)

Nesta quinta-feira (21), o Manchester City anunciou a renovação do contrato do técnico Pep Guardiola até 2027. O vínculo do técnico encerraria ao final da atual temporada, e havia expectativa de uma prorrogação até julho de 2026. Contudo, o novo acordo garante a continuidade do espanhol no comando da equipe por mais dois anos.

A notícia foi divulgada em um vídeo publicado nas redes sociais do clube, Nele, Guardiola compartilha os motivos que o levaram a renovar e destaca como as recentes dificuldades enfrentadas pela equipe influenciaram sua decisão.

Motivação após sequência de derrotas

O técnico revelou que o momento deslocado do time, com quatro derrotas consecutivas, foi decisivo para sua escolha de seguir no comando. Guardiola acredita que ele e sua equipe técnica têm o mérito de reverter a situação.

“Acho que eu e minha comissão técnica merecemos permanecer. Não sou arrogante em dizer isso, mas é a verdade. Acho que merecemos, depois de quatro derrotas consecutivas, nos recuperar e tentar reverter a situação. Naquele momento, tive a sensação de que você tem que tomar decisões certas para o futuro e eu quero tomá-las”, afirmou o treinador.

Além disso, Pep Guardiola destacou seu vínculo especial com o Manchester City, ressaltando os momentos incríveis vividos ao longo de nove temporadas e sua felicidade em permanecer por mais dois anos no clube.


Vídeo de anúncio da renovação de contrato de Pep Guardiola publicado pelo Manchester City (Video/reprodução/X/@GuardiolaTweets)


Um legado duradouro no futebol inglês

Caso cumpra o novo contrato, Pep Guardiola completará 11 anos à frente do Manchester City, consolidando-se como o técnico mais longevo da Premier League atualmente. Ele também se torna o segundo técnico com o trabalho mais antigo nas quatro principais divisões do futebol inglês.

Desde sua chegada em 2016, Guardiola acumula 18 títulos, incluindo seis Premier Leagues, uma Champions League inédita para o clube e um Mundial de Clubes. Ao todo, o treinador dirigiu o City em 490 partidas, conquistando 353 vitórias e um impressionante aproveitamento de 72%. Ele é o segundo treinador com mais jogos na história do clube, ficando atrás apenas de Les McDowall.