Polícia espanhola prende quatro torcedores por campanha racista contra Vinicius Junior

Torcedores do Atlético de Madrid foram acusados de organizar campanha de ódio contra o brasileiro

Camila Soares Por Camila Soares
3 min de leitura
Foto destaque: Vinicius Junior (Reprodução/Mateo Villalba/Getty Images Embed)

Nesta sexta-feira (24), a polícia espanhola confirmou a prisão de quatro torcedores do Atlético de Madrid. Os quatro homens têm entre 24 e 26 anos, eles foram acusados de iniciar uma campanha de ódio contra o jogador brasileiro às vésperas do clássico que aconteceu no dia 29 de setembro.

A polícia iniciou a investigação após três denúncias realizadas pela La Liga, essa não é a primeira vez que o brasileiro é alvo de ataques racistas vindo de torcidas rivais. Em junho desse ano, três torcedores do Valência foram condenados a oito meses de prisão por proferirem ofensas racistas contra Vinicius.


Vini Jr se emociona ao falar sobre racismo (Reprodução/Pierre-Philippe Marcou/Getty Images Embed)


Campanha de ódio

Segundo a polícia espanhola, os quatro incitaram torcedores do Atlético de Madrid a irem ao estádio de máscara de para proferir ofensas racistas contra Vinicius. O objetivo da máscara era dificultar o reconhecimento das câmeras de segurança do estádio.

A partida, que aconteceu no dia 29 de setembro, pela La Liga, terminou empatada e teve que ter uma interrupção temporária no segundo tempo devido ao lançamento de objetos no campo por torcedores do Atlético. Após o ocorrido, o clube recebeu uma multa no valor de 3 mil euros.

Outros casos de racismo contra Vini Jr.

Está não é a primeira vez que o atacante do Real Madrid é alvo de racismo na Espanha. Em 2021, em uma partida contra o Barcelona, o jogador foi substituído aos 87 minutos da partida. Ao caminhar na lateral em direção ao banco, ele foi alvo de ofensas raciais por parte dos torcedores do Barça. Na ocasião, a La Liga apresentou uma queixa aos advogados de crime de ódio. Entretanto, o caso foi encerrado porque a polícia não conseguiu identificar os autores.

Em outra ocasião, um manequim vestido com a camisa do jogador foi pendurado em uma ponte perto do centro de treinamento do Real em Valdebebas. Antes das quartas de final da Copa do Rei entre Atlético de Madrid e Real Madrid em 2023.

Ainda em 2023, em partida contra o Valencia os atos racistas voltaram a acontecer, dessa vez o árbitro Ricardo de Burgos precisou ativar o protocolo antirracista da liga. Os alto-falantes do estádio emitiram um aviso que, se o abuso continuasse, o jogo seria suspenso.


Vinicius Junior é alvo de ofensas raciais durante partida contra o Valencia (Reprodução/Jose Breton/Getty Images Embed)


Vini tem sido uma voz importante na luta contra o racismo. Na cerimônia da Bola de Ouro de 2023, o jogador recebeu o prêmio Sócrates pelo seu trabalho no instituto Vini Jr. e sua luta contra o racismo.

Sair da versão mobile