Na tabela de classificação do grupo H, dois clubes estão com a mesma pontuação: Real Madrid, e RB Salzburg: ambos com quatro pontos. O Real Madrid venceu o Pachuca pelo placar de 3 a 1, Salzburg e Al – Hilal empataram em 0 a 0, dessa forma, uma regra inédita adotada pela Fifa será a responsável por definir a classificação do grupo H do Mundial de Clubes. Porém, esta regra, diante de sua complexidade, causou uma certa confusão. Existe a possibilidade de espanhóis, austríacos e sauditas terminarem empatados com cinco pontos no grupo, com isso, se fará necessário avaliar os pontos conquistados nos jogos entre eles mesmos.
Uma vez já eliminado, o Pachuca, do México, não influencia, dentro do contexto, na explicação da regra no que diz respeito aos outros clubes. Nem mesmo o saldo de gol terá relevância. Quem tiver obtido melhor desempenho no “triangular”, durante a fase de grupos, o melhor clube será favorecido.
Salzburg disputa uma vaga com Real Madrid e Al-Hilal para seguir em frente no Mundial de Clubes (Foto: reprodução/Instagram/@fcredbullsalzburg)
Possíveis cenários para a utilização da regra
É preciso entender que a regra só entra em vigor no caso de Real Madrid e Salzburg empatarem na partida desta quinta-feira (26) e o Al-Hilal seja vencedor, por qualquer placar em seu confronto com o Pachuca. Caso a partida dos europeus termine com vitória de um dos dois lados, o critério de classificação passa a ser as pontuações conquistadas.
Al-Hilal também está na disputa por uma vaga para poder seguir em frente no Mundial de Clubes (Foto: reprodução/Instagram/@alhilal)
A regra de desempate
De acordo com as informações citadas acima, Real Madrid, Salzburg e Al-Hilal vão ter cinco pontos cada, e esses pontos conquistados a partir de dois empates e uma vitória. entende-se que os clubes citados, teriam vencido o Pachuca e empatado entre si duas partidas. Logo, o critério de desempate entre eles não seria os pontos conquistados nos “confrontos do triangular”, pois já teriam dois pontos cada um nesses jogos.
Caso ocorra o cenário citado acima, seria utilizado um segundo critério, que é o saldo de gols dentro desse “triangular”. Uma vez que os três tenham empatado todos os jogos entre si, tal critério também ficaria empatado, e se isso acontecer ocorreria um terceiro critério da Fifa: os gols marcados nas partidas entre eles na fase de grupos.
Em duas rodadas, Real Madrid e Al-Hilal somam um gol cada, e esses gols aconteceram no empate ocorrido entre os dois na primeira rodada. Em contra partida, o Salzburg não em nenhum: o clube ficou no 0 a 0 contra os sauditas na segunda rodada. Logo, caso ocorra nesse terceiro jogo um empate de 2 a 2 ou mais, as vagas seriam conquistadas pelo Real Madrid e Salzburg. Essa possibilidade existe, pois os espanhóis chegariam a no mínimo três gols. Já os austríacos somariam dois gols. O Al-Hilal teria conquistado apenas um gol marcado no “triangular” e seria eliminado.
Um outro cenário de empate, seja de 0 a 0 ou 1 a 1 entre Real Madrid e Salzburg, faria com que os três times seguissem empatados em todos os critérios anteriores, dessa forma a Fifa teria que indicar uma quarta forma de desempatar o grupo, utilizando a tradicional fórmula de saldo de gols geral. Sendo assim, seria contabilizado o saldo de gols geral. Os saldo de gols contabilizados envolveria os confrontos contra o Pachuca, que até o momento foram ignorados.
Diante de tantas possibilidades, o Real Madrid entra na rodada com dois gols de saldo, o Salzburg entra com um e o al-Hilal entra zerado. Contudo, é preciso esperar pelo resultado dos sauditas contra o Pachuca e saber se eles entrariam com mais de um saldo de gol positivo, e assim ocupar a vaga que seria dos austríacos.
Na próxima quinta-feira (26), às 22h (horário de Brasília), jogam Salzburg x Real Madrid e Al-Hilal x Pachuca.