Resumo Olímpico: confira os resultados dos brasileiros nesta segunda

Yuri Messias Por Yuri Messias
7 min de leitura
Foto destaque: Gabriel Medina (reprodução/X/@ESPNBrasil)

Após a conquista das primeiras medalhas olímpicas por Willian Lima (judô), Larissa Pimenta (judô) e Rayssa Leal (skate street), os atletas brasileiros competiram com grandes expectativas nesta segunda-feira (29).

Judô

As eliminatórias do judô começaram cedo, logo pela manhã, com Rafaela Silva representando o Brasil na categoria feminina até 57 kg e Daniel Cargnin no masculino até 73 kg. Rafaela Silva superou Maysa Pardayeva, do Turcomenistão, e Eteri Liparteliani, da Geórgia, avançando para a semifinal. Na disputa contra a sul-coreana Mimi Huh, Rafaela foi derrotada. Na luta pelo bronze, a judoca brasileira enfrentou Haruka Funakubo, do Japão, mas foi eliminada por penalidade em um combate acirrado.

Daniel Cargnin, medalhista de bronze em Tóquio, competiu na categoria masculina até 73 kg, mas foi derrotado no primeiro combate por ippon pelo kosovar Akil Gjakova.


Brasil x Quênia (reprodução/NATALIA KOLESNIKOVA/Getty Images Embed)


Vôlei

O Brasil estreou no vôlei feminino contra o Quênia e dominou a partida, vencendo por 3 sets a 0. As parciais foram 25/14, 25/13 e 25/12, demonstrando a superioridade técnica e tática das brasileiras. Com esta vitória, o Brasil lidera o Grupo B e enfrentará o Japão na próxima quinta-feira (01/08), às 8h (horário de Brasília).

Rugby

O time feminino de rugby do Brasil se despediu das Olimpíadas de Paris 2024 após a derrota para o Japão por 39 a 12, na manhã desta segunda-feira (29). A equipe brasileira terminou na última colocação do Grupo C da competição.


Juliana Viana Viera (reprodução/DAVID GRAY/Getty Images Embed)


Badminton

A jovem atleta Juliana Viana, de 19 anos, realizou um feito histórico conquistado a 1ª vitória feminina do Brasil no badminton em Olimpíadas. A vitória veio após Juliana derrotar a atleta Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, por 2 games a 0. Muito emocionada, a atleta olímpica expressou o seu estado de choque pelo resultado e completou afirmando que a ficha ainda não tinha caído.

Natação

Na natação, Guilherme Costa, conhecido como Cachorrão, competiu na eliminatória dos 800 m livre, terminando em 6º lugar com o tempo de 7m 54s. Esta posição não foi suficiente para qualificá-lo para a disputa da medalha nas Olimpíadas de Paris 2024.


Vitor Ishiy (reprodução/WANG ZHAO/Getty Images Embed)


Tênis de mesa

No tênis de mesa, Vitor Ishiy iniciou sua jornada no individual masculino com uma vitória convincente sobre o australiano Nicholas Lum, vencendo por 4 a 0 com parciais de 11/7, 11/5, 11/7 e 11/6. Vitor enfrentará o alemão Dimitrij Ovtcharov pela segunda fase da competição.

Já no feminino, Bruna Takahashi não conseguiu superar a americana Lily Zhang, sendo derrotada por 4 sets a 2, com parciais de 11/8, 11/7, 9/11, 8/11, 11/8 e 11/8.

Skate

Kelvin Hoefler terminou em sexto lugar na prova de skate street masculino nas Olimpíadas de Paris 2024, com 270.27 pontos, sendo o único brasileiro na final. O ouro foi conquistado pelo japonês Yuto Horigome, que somou 281.14 pontos, garantindo a vitória na última manobra com a maior nota da competição, 97.08. Kelvin, que havia terminado a fase classificatória na quinta posição, já tinha conquistado a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio 2021.


Bia Haddad (reprodução/Daniel Kopatsch/Getty Images Embed)


Tenis

Beatriz Haddad Maia teve um dia misto nas Olimpíadas de Paris 2024. No torneio individual de tênis, ela foi eliminada pela eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, perdendo por 2 sets a 0 com parciais de 6-4 e 6-3. No entanto, Bia se recuperou na competição de duplas ao lado de Luisa Stefani, vencendo as chinesas Yuan Yue e Zhang Shuai por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4. Bia e Luisa avançam para as oitavas nas duplas, terão pela frente as vencedoras do duelo entre as britânicas Watson e Boulter e as alemãs Siegemund e Kerberonde.

Esgrima

Guilherme Toldo foi eliminado na segunda fase na disputa do florete pelo chinês Mo Ziwei, por 15 a 7. Com o resultado, o atleta se despede da competição.


Bia Ferreira (reprodução/MOHD RASFAN/Getty Images Embed)


Boxe

Bia Ferreira conquistou a vitória na categoria de boxe feminino até 60 kg ao derrotar a norte-americana Jajaira Gonzalez. Com amplo domínio na luta, Bia foi superior nos três rounds e venceu por unanimidade (5-0). Classificada para as quartas de final, a brasileira enfrentará a holandesa Chelsey Heijnen nesta quarta-feira (31).

Em contraste, Abner Teixeira não conseguiu superar o equatoriano Gilmar Congo Chalá na categoria masculino acima de 62kg. Bronze nas Olimpíadas em Tóquio 2020, Abner dá adeus a competição.


Gabriel Medina (reprodução/ED SLOANE/Getty Images Embed)


Surfe

A competição olímpica de surfe teve um início amargo para Filipe Toledo, que viu seu sonho de medalha terminar prematuramente ao ser eliminado nas oitavas de final. Toledo não conseguiu encontrar a onda ideal, obtendo uma nota de apenas 2,46, enquanto seu adversário, o japonês Reo Inaba, fechou a bateria com 6,00.

A decepção com a eliminação de Toledo foi revertida logo em seguida pela esperança renovada com João Chianca, conhecido como ‘Chumbinho’, que garantiu sua vaga nas quartas de final ao superar o marroquino Ramzi Boukhiam com um apertado 18,10 a 17,80. Chumbinho enfrentará Gabriel Medina por uma vaga na semifinal, depois que o tricampeão mundial derrotou o japonês Kanoa Igarashi por 17,40 a 6,44. A bateria foi marcada por um recorde histórico, com Medina recebendo a maior nota já atribuída na história do surfe olímpico: um impressionante 9,90, após um tubo espetacular.

Seguir
Estudante de jornalismo de 25 anos e natural de São Gonçalo/RJ. Apaixonado por histórias e pelo poder que elas têm de refletir o presente.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile