Com o Mundial de Clubes da Fifa 2025 se aproximando, Rúben Dias, um dos pilares defensivos do Manchester City, revelou a ambição do clube inglês em conquistar o título da competição, que será realizada nos Estados Unidos entre os meses de junho e julho. À Fifa, o zagueiro português comparou o torneio ao prestígio de uma Copa do Mundo de seleções e ressaltou o desafio de encarar clubes com origens diferentes.
Clima de Copa do Mundo e desafios táticos do torneio
Com um vínculo assinado por seis anos, até 30 de junho de 2026, Rúben Dias foi contratado junto ao Benfica por 68 milhões de euros (449 milhões de reais na cotação da época) em 2020. Desde então, o jogador se consolidou como uma das principais lideranças do elenco comandado por Pep Guardiola e conquistou títulos importantes, como as inéditas Liga dos Campeões da Uefa e Mundial de Clubes, além de quatro edições da Premier League.
Em entrevista à Fifa, o zagueiro afirmou que o novo formato do Mundial — que contará com mais clubes e um calendário ampliado — poderá criar uma atmosfera com a mesma energia de uma Copa do Mundo de seleções e o nível de competitividade tornará a conquista ainda mais desafiadora, sobretudo pela diversidade tática e de modelo de jogo das equipes participantes.
Será um desafio diferente, muito parecido com o que vemos na Copa do Mundo de seleções. Vamos enfrentar times de vários continentes, com maneiras completamente diferentes de ver o jogo. Fazer adaptações será muito importante para ter sucesso. Realmente queremos ganhar” – afirmou Rúben.
— Lista completa dos clubes participantes do Mundial de Clubes da Fifa 2025 (Foto: reprodução/Instagram/@fifaclubworldcup)
Dias revela importante lição de Guardiola
Além do aspecto esportivo, Dias ressaltou a importância da conexão com a crescente base de torcedores dos ‘citizens’ nos Estados Unidos. Ele também revelou ter uma afinidade pessoal com a cultura norte-americana através da música e dos filmes que consome, o que aumenta sua expectativa para a competição no país.
Ele ainda aproveitou a entrevista para destacar o comprometimento da equipe para elogiar o atacante Erling Haaland, destacando o impacto imediato e decisivo do norueguês no elenco, e também compartilhou uma das principais lições que aprendeu sob o comando de Guardiola.
Consistência. A cultura da consistência. Você pode ser muito bom, mas ser tão bom por tanto tempo é algo que exige atenção. Isso, na minha opinião, é qualidade de verdade”, revelou o português.
Guardiola elegeu Dias como um dos líderes do elenco dos citizens (Foto: reprodução/Matt McNutty/Getty Images embed)
Manchester City fez temporada abaixo do esperado
Acostumado a empilhar troféus importantes nos últimos 15 anos, o Manchester City amarga a irregularidade na atual temporada, no qual venceu apenas a Supercopa da Inglaterra, um título de menor expressão. A equipe foi eliminada pelo Real Madrid na fase de playoffs da Liga dos Campeões da Uefa e ocupa a sexta colocação do Campeonato Inglês a duas rodadas do fim.
Portanto, o clube encara o Mundial de Clubes de 2025 como uma oportunidade para conquistar um título de peso e amenizar os resultados abaixo do esperado.