INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Saiba tudo sobre o Campeonato Paulista de 2024

Veja quais são os grupos dos times, entenda o regulamento da tradicional competição estadual; o campeonato começa neste sábado

Jogadores dos principais times do campeontato paulista
Foto destaque: principais jogadores de Santos, Palmeiras, Corinthians e São Paulo. (Reprodução/ge)

Neste sábado (20), o Campeonato Paulista 2024 começa, vai até o início de abril e promete ser um dos mais disputados dos últimos tempos. Uma vez que, dos 16 participantes da competição, somente um não tem divisão nacional nesta temporada: a Portuguesa, que salvou do rebaixamento estadual em 2023 na última rodada, porém, não consegui vaga na Série D.

Os outros 15 times estão assim: Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo estão na Série A; Botafogo-SP, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta e Santos, estão na Série B; São Bernardo na Série C; Água Santa, Inter de Limeira e Santo André, estão na Série D.

Como alguns clubes chegam para a competição

O Palmeiras entra mais uma vez como favorito, e ainda tem a renovação do técnico Abel Ferreira, o contrato tem validade no final de 2025. A equipe possui poucas mudanças: Caio Paulista, Anibal Moreno e Bruno Rodrigues chegaram, e saíram Jailson (não renovou), Artur e Kevin (vendidos). Endrick, a grande estrela do time, perde o início da competição por causa da disputa do Pré-Olímpico com a seleção.

O Água Santa, que foi vice-campeão em 2023, volta a jogar depois de oito meses parado, o clube abriu mão de disputar a Copa Paulista para poder modernizar seu estádio, o Distrital do Inamar, e se preparar para o calendário cheio deste ano, que além do estadual, tem a Copa do Brasil e a Série D.

Thiago Carpini acertou com o São Paulo, e o atual campeão da Copa do Brasil está de volta à Libertadores, o time terá a competição estadual como preparação do novo time, que conta com Ferreira, Erick, Luiz Gustavo e Bobadilla como os novos reforços, além de Lucas Moura e James Rodríguez.

Corinthians e Santos foram os clubes que mais movimentaram no mercado: o Timão contratou sete reforços, entre eles: Rodrigo Garro, Félix Torres e Matheuzinho, ex-Flamengo. Já o Peixe, jogará a Série B pela primeira vez na história, contratou Fábio Carille e reformulou o elenco, são 13 reforços para o time, destaques para Gil e Giuliano.


Taça do campeonato paulista
Taça do campeonato paulista. (Foto: reprodução/Flick FPF/ Rodrigo Corsi)

Os grupos da competição

GRUPO A

.Santos

.Ituano

.Portuguesa

.Santo André

GRUPO B

.Palmeiras

.Guarani

.Ponte Preta

.Água Santa

GRUPO C

.Corinthians

.Red Bull Bragantino

.Inter de Limeira

.Mirassol

GRUPO D

.São Paulo

.Botafogo

.Novorizontino

.São Bernardo

Regulamento

Na primeira fase, os times são divididos em quatro grupos com quatro times em cada, os clubes enfrentam adversário de outros grupos em jogos só de ida, 12 partidas no total. Os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final. Os dois com menos pontos, independentemente do grupo, cairão para a Série A2.

Nas quartas, os dois times classificados em cada grupo se enfrentam em jogo único, o mando será do time que classificar em primeiro lugar. Por exemplo: o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o segundo do grupo A. A ordem se repete para as chaves C e D.

Nas semifinais, também em jogo único com mando do melhor classificado, as partidas serão definidas pela soma de pontos de todas as fases anteriores. O dono da melhor campanha enfrenta o quarto, e o segundo encara o terceiro.

Os dois classificados fazem a final, em jogos de ida e volta.

Nas quartas de final e nas semifinais, os jogos que acabarem empatados serão decididos nos pênaltis. Já na final, o primeiro critério de desempate é o saldo de gols. Se continuar empatado, o título será decidido nos pênaltis.

A “Taça Independência”, que era disputada nos últimos anos entre os times do interior não classificados ao mata-mata, foi extinta para 2024.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...