O dia 14 de abril celebra o aniversário de um dos grandes clubes do futebol mundial, o Santos Futebol Clube. Aos 113 anos, além de multicampeão, o alvinegro praiano é conhecido por revelar vários “meninos da Vila” que se tornaram craques, como Neymar, Pepe, Coutinho, Edu e o “Rei do Futebol”, Pelé.
A rica história surgiu na sede do Clube Concórdia, na antiga rua do Rosário, 18 (hoje rua João Pessoa, 8/10), e ganhou o mundo.
Primórdios e primeiras conquistas
Três esportistas visionários, Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, se reuniram com a ideia de formar um novo clube de futebol na cidade litorânea de Santos. O trio convidou interessados que compartilhavam da mesma ideia e, no dia 14 de abril de 1912, os 29 sócios presentes foram considerados fundadores do Santos Foot-Ball Club.
O uniforme, inicialmente em azul e branco com fios dourados, deu lugar ao calção branco e camisa listrada em preto e branco em março do ano seguinte.
Urbano Caldeira Filho foi um dos primeiros grandes nomes da história santista, dedicando sua vida ao clube como atleta, técnico e dirigente. Em sua homenagem, o estádio do clube, construído em 1916, recebeu seu nome.
As primeiras conquistas importantes vieram logo no início de sua existência, com os títulos do Campeonato Santista em 1913 e 1915.
A era Pelé e a conquista do mundo
O primeiro título do campeonato Paulista veio em 1935. No entanto, o Santos mudou de patamar a partir de 1956 com a chegada de Pelé, um jovem de apenas 15 anos que entrou em campo para mudar os rumos do esporte e construiu uma carreira com respeito internacional, sendo considerado o maior jogador de todos os tempos.
Sob o comando do “Rei do Futebol” e outros grandes craques como Pepe, Zito e Coutinho, além do técnico Lula, o alvinegro praiano viveu seu auge na década de 1960, quando enfileirou conquistas importantes, como os bicampeonatos da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes em 1962 e 1963.
Pelé celebrando um gol com a camisa do Santos (Foto: Archive Photos/Pictorial Parade/Getty Images embed)
Além disso, o clube construiu uma hegemonia nos cenários estadual e nacional, faturando oito edições em dez possíveis do Campeonato Paulista e ao erguer os troféus do Campeonato Brasileiro de maneira consecutiva entre 1961 e 1965.
A FIFA, inclusive, concedeu ao clube o título de “O melhor time do século nas Américas”.
Os “meninos da Vila” no século XVI
Outra fase importante do clube aconteceu nos inícios da década de 2000 e 2010.
Após 34 anos de jejum pelo Campeonato Brasileiro, a geração dos jovens Diego, Robinho, Léo e companhia, chegou, de forma surpreendente, à final e venceu o rival Corinthians na decisão.
Dali para frente, o Santos reviveu seus anos dourados. Repetiu a conquista da principal competição nacional em 2004, faturou sete taças do Campeonato Paulista entre 2006 e 2016, venceu de forma inédita a Copa do Brasil em 2010 e ergueu o caneco da terceira Copa da Libertadores no ano seguinte.
Não bastasse as glórias, as categorias de base produziram outros “meninos da Vila” como Paulo Henrique Ganso, ‘Gabigol’, Rodrygo e um nome gigante da história do clube: Neymar.
Neymar fez sucesso com torcidas santista e adversárias
Nascido em Mogi das Cruzes (SP), Neymar mudou-se muito jovem para São Vicente e posteriormente à Santos. Após iniciar nas categorias de base do alvinegro praiano em 2002, aos 11 anos de idade, o atacante estreou na equipe principal em 2009, aos 17 anos, e logo caiu nas graças dos torcedores santistas e brasileiros com suas jogadas plásticas e objetivas e seus cortes de cabelo inusitados.
Entre seu período de estreia e despedida, em 2013, Neymar conduziu o clube aos títulos da Copa Libertadores, Copa do Brasil, três estaduais e a Recopa Sul-americana.
Após 12 anos longe da Vila, o astro voltou em 2025 com direito a uma recepção calorosa da torcida, retratada em seu Instagram para se declarar e parabenizar o clube pelo aniversário.
Neymar se declara ao Santos: “eu te amo” (Foto: Reprodução/Instagram/@neymarjr)
Principais títulos
Ao longo de seus 113 anos , o Santos conquistou diversos títulos, incluindo três Copas Libertadores da América, dois Mundiais Interclubes, oito Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil e 22 Campeonatos Paulistas.