Nesta quinta-feira (27), às 21h (de Brasília), a Superliga Masculina de Vôlei realiza a última rodada de classificação desta temporada. Os times lutam para conseguirem terminar entre os oito melhores da competição, para conseguirem avançar para as quartas de final, que é disputada na melhor de três jogos. Os dois últimos colocados, são rebaixados.
A final desta temporada será realizada no dia 4 de maio, às 10h (de Brasília), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Situação dos times
O Cruzeiro, que é comandado por Filipe Ferraz, dono de 56 títulos pelo time somando a época de jogador e treinador, está consolidado no primeiro lugar da tabela nesta fase de classificação. O time mineiro acumulou 51 pontos durante as 21 partidas desta etapa e não pode ser alcançado por nenhuma outra equipe.
Segundo colocado, o Minas, é o único do atual G4 que perdeu no seu último compromisso, e conta com 47 pontos. O time tentará se mandar na segunda colocação contra o Praia Clube, que tem 41 pontos, e está confortável no quinto lugar, assegurada pela vantagem que possui em relação ao Joinville, que tem 33 pontos; ao Suzano, que tem 29 pontos; e ao São José dos Campos, com 22 pontos.
O Campinas, é o terceiro colocado com 46 pontos, vigia o Minas de Perto. O time enfrenta o Sesi-Bauru, que está em quarto lugar com 45 pontos, e quem levar a melhor no confronto, pode tomar o segundo lugar, caso o Minas tropece.
O Joinville está estacionado na casa dos 30 pontos, está no sexto lugar e não pode ser ultrapassado por nenhum time, porém, não consegue uma melhor posição nos playoffs. O Suzano, que está em sétimo, permanecerá nesta condição independentemente dos resultados da rodada final.

Na parte de baixo da tabela, o São José dos Campos é o único time do G-8 que está sob risco, principalmente, porque o Guarulhos, enfrenta em casa, o Neurologia Ativa, que é lanterna da competição, com somente dois pontos. Se conseguir uma vitória de 3 sets a 0, o Guarulhos conseguirá 24 pontos, fazendo com que o São José precise de uma vitória por 3 sets a 0, para avançar sem fazer contas, ou 3 sets a 2 sobre o Suzano para faturar a vaga no primeiro critério de desempate, que são os números de vitórias.
Times que podem rebaixar
Alguns times chegam na última rodada com a chance de rebaixar, que é o caso de times como: São José, Goiás, Guarulhos e Blumenau. A classificação para a disputa das quartas de final, está bem próximo ao inferno da Superliga B, uma vez, que todos tem chance de rebaixamento. Dos quatro, um irá rebaixar. E o Blumenau, que está em penúltimo, com 20 pontos, irá visitar o líder, Cruzeiro.
O Neurologia Ativa, que ainda não venceu nenhum jogo na temporada, terminará em último lugar e já está rebaixado. O time goiano precisou lidar com saída de jogadores, atrasos salariais. Recentemente, os atletas protestaram contra a falta de pagamento ao ficarem de costas para os adversários no momento do saque.