Depois de algumas campanhas ruins, Xavi anuncia sua saída do cargo de técnico do Barcelona. A decisão partiu do próprio ex-jogador, que atualmente tinha contrato com o clube até o fim da temporada 2024/25.
Xavi vem atuando como técnico do Barcelona desde o final de 2021. Em cerca de dois anos no comando do time espanhol, ele conquistou, entre outras coisas, 75 vitórias em 122 jogos, um título da LaLiga e uma Supercopa da Espanha.
Decisão foi comunicada após derrota contra Villarreal
A decisão foi comunicada em uma coletiva após a derrota do Barcelona por 5 a 3 para o Villarreal no último sábado. Xavi informou que não seguiria no comando do time após 30 de junho. Ele também agradeceu o tempo no clube e disse que fará o seu melhor nesses meses restantes à frente do time.
– Pensando nos jogadores, eles vão se libertar, jogamos com muita tensão e pensamos como culé (torcedor do Barça) e homem, o melhor para o clube é sair. Farei o meu melhor nestes meses restantes, ainda podemos fazer uma boa temporada. Esta é a mensagem que gostaria de passar, com a tranquilidade de tomar esta decisão com bom senso, pensando mais no clube do que em mim.
O técnico ficou ainda mais pressionado depois da derrota do Barcelona contra Real Madri na final do Supercopa espanhola, desde aquele momento a impressa espanhola vinha dando como certa a sua saída do clube.
Xavi atual técnico do Barcelona
Substituto já é especulado
Um dos possíveis candidatos para assumir o seu cargo é o ítalo-brasileiro Thiago Motta, que atualmente comanda o Bologna na Itália. Ele é um possível alvo da diretoria do Barcelona, porém nada foi anunciado oficialmente, e um nome só deve ser revelado nos próximos meses.
O próprio Xavi já afirmou que não irá rever a sua decisão caso consiga levar o Barcelona ao título do campeonato espanhol, mesmo que atualmente o time esteja longe do favoritismo em ambas as competições.