INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Tite explica o motivo de poupar atletas na altitude

O treinador do time rubro-negro menciona Guardiola ao falar da ciência do futebol

tite
Foto destaque: Tite comandando o time do Flamengo (reprodução/Instagram/@matheusbachi)

Nesta quarta-feira (24), o Flamengo perdeu para o Bolívar por 2 a 1 na altitude de La Paz. Tite foi questionado sobre o número de atletas poupados, o treinador disse que não poderia ser irresponsável a ponto de submeter atletas a eventuais lesões. Na pergunta, foi colocado que a questão da ciência é uma novidade para o torcedor e para a imprensa, algo do qual Tite discordou.

Entrevista coletiva

A ciência já está há bastante tempo ali, não é nenhuma novidade, está desde o tempo que eu jogava. A quantificação de carga traz atletas que têm essa condição e com todo o suporte que o Flamengo dá. A responsabilidade é minha, porque a definição da equipe é minha, mas eu tenho muita lucidez de não estourar um atleta numa sequência de jogos e perdê-lo na sequência. Aí fica muito fácil. A qualidade técnica começa a se perder, começa a errar passe. Esses são todos os indícios para dar dois. Respeito a pergunta, mas não é nenhuma novidade ciência no futebol, é só procurarmos informações verdadeiras: risco e estratégia. A opção foi em cima disso, e a responsabilidade maior é do técnico, que escala”.

O treinador ainda foi perguntado sobre a possibilidade de ter que poupar bastante em outras partidas ao longo da temporada, e ele citou vários aspectos que levou em conta para a decisão tomada para a última partida. E, para ilustrar sua argumentação, recorreu a Guardiola para afirmar não se trata de novidade.


Tite com os jogadores
Tite dando orientações aos jogadores (Foto: reprodução/Instagram/@matheusbachi)

“Vou pegar mais um dado: não sei se a gente repetiu escalação esse ano, então é um indício de que trocas há. O que trouxe o número de trocas excessivo foram dois aspectos: uma sequência de jogos muito grande, que inviabilizou alguns atletas de virem, e um jogo extremamente desgastante porque é na altitude. Outro aspecto é que temos uma viagem de retorno grande com jogo domingo às 11h. Então você olha o planejamento que faz onde joga, onde viaja e como recupera para o próximo jogo. A gente olha um contexto maior. Falo com o maior carinho e o maior respeito com o torcedor”.

A partida

O Bolívar venceu o Flamengo por 2 a 1, os responsáveis pelos gols do time boliviano foram os brasileiros: Chico da Costa e Bruno Sávio, esse resultado acabou com a invencibilidade do time rubro-negro em 2024. Viña foi o responsável por marcar para o Flamengo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...