A final da Europa League acontece nesta quarta-feira (21) e será decidida por um clássico inglês. Manchester United e Tottenham se enfrentam para definir o campeão continental. Embora não seja um título de primeira prateleira, a conquista da liga Europa representa uma luz no fim do túnel da trágica temporada dos Red Devils. O United, que é o maior campeão inglês ao lado do Liverpool, ocupa a décima sexta posição da Premier League, apenas duas acima da zona de rebaixamento.
Campanha de salvação
Uma conquista amanhã garante o acesso para disputar a próxima edição da Liga dos Campeões da Europa, na próxima temporada. Ao contrário da desastrosa campanha na liga nacional, na jornada europeia os comandados de Rúben Amorim encontraram o equilíbrio. O time chega à final invicto, com cinco vitórias e três empates na fase de grupos. Com esses resultados os Red Devils avançaram às oitavas de final e eliminaram a Real Sociedad com um placar agregado de 5 a 2.
Já nas quartas foi a vez do Lyon da França. Em um dos confrontos mais marcantes da temporada, o Manchester United passou de fase com um agregado de 7 a 6 com direito a decisão na prorrogação. Por fim, o Athletic Bilbao foi massacrado nas semis. 3 a 0 na Espanha e 4 a 1 em Old Trafford. Bruno Fernandes, meio campista do Manchester é o artilheiro da competição e comanda um ataque poderoso que balançou as redes 12 vezes nas últimas três partidas do torneio.

Batalha dos desesperados
O time de Manchester terá uma dura missão na final de quarta-feira. O Tottenham, rival na final, se encontra no mesmo cenário de seu adversário. O clube de Londres está imediatamente atrás dos Red Devils na classificação do campeonato inglês e tem na Europa League a última chance de salvação do ano. Na temporada as equipes se enfrentaram três vezes, todas com triunfo dos Spurs. 3 a 0 no primeiro turno do campeonato inglês e 1 a 0 no returno. Já pela Copa da Liga derrota de 4 a 3 nas quartas de final.
Além do possível bicampeonato, a final de amanhã será uma oportunidade de fechar uma ferida para o clube inglês. Na temporada de 2020/2021 o United amargou um vice-campeonato ao perder para o Villarreal na disputa de pênaltis por 11 a 10. O único título conquistado foi em 2017 com o técnico José Mourinho.
Em finais europeias os Red Devils têm quatro títulos e três vices. Além da derrota em 2021, o clube inglês perdeu mais duas finais de Champions League para o lendário Barcelona de Pep Guardiola e Lionel Messi em 2009 e 2011.