A icônica Bola de Ouro parece ter perdido seu significado para o Real Madrid. De acordo com informações divulgadas pelo jornal Marca, a posição dentro do clube é clara e unânime a respeito dessa questão. Nesta segunda-feira(28), a diretoria do time decidiu cancelar a viagem a Paris, onde ocorrerá a cerimônia de premiação. Inicialmente considerado um dos principais candidatos à conquista do título de melhor jogador do mundo, Vini Jr recebeu a notícia de que não será agraciado com o prêmio. Acredita-se que o prêmio deverá ser concedido ao volante Rodri, do Manchester City. Vini é o único brasileiro na disputa pelo prêmio de melhor jogador.
Bola de Ouro (Reprodução/Instagram/@ge.globo)
Celebração
A celebração estava cuidadosamente preparada. De acordo com o diário Marca, o Real Madrid planejava enviar uma delegação de 50 pessoas para a premiação. O presidente do clube, Florentino Pérez, lideraria a comitiva com o objetivo de homenagear Vini Jr, que era amplamente considerado o favorito ao título de melhor jogador do mundo. Além disso, esperavam-se festividades em honra ao time, que havia conquistado a Champions League, bem como para os jogadores espanhóis que saíram vitoriosos na Eurocopa. O ambiente estava recheado de expectativas e entusiasmo para reconhecer esses notáveis feitos e talentos.
Critérios de votação
Os prêmios de melhor jogador e jogadora da temporada são selecionados por um grupo de jornalistas de 100 países, dos quais 50 são dedicados ao futebol feminino. Eles recebem uma lista de 30 nomes elaborada pela equipe do “L’Équipe” e por embaixadores da UEFA. Cada jurado escolhe 10 jogadores, atribuindo pontos que variam de 15 para o primeiro até 1 para o décimo. O atleta com a maior pontuação total é premiado com a Bola de Ouro. Em caso de empate, vence quem tiver mais votos em primeiro lugar. As escolhas dos jurados levam em consideração o desempenho individual, as conquistas da equipe e o fair play.