Vinicius Júnior, atacante titular da Seleção brasileira, será o capitão do Brasil na partida contra a Espanha nesta terça-feira (26). Esta será a primeira vez que o atleta assumirá a capitania da Seleção comandada pelo técnico Dorival Júnior. A medida se mostra como um ato simbólico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contra os ataques racistas sofridos por Vini Jr. desde a sua chegada ao Real Madrid, em setembro de 2018.
O amistoso desta terça-feira, marcará também o lançamento do novo agasalho da Seleção brasileira, como um símbolo da luta antirracista que tem como protagonista a imagem de Vinicius Júnior. A nova roupa é um agasalho todo preto e será usado pelos jogadores brasileiros no pré-jogo.
Entrevista coletiva com Vini Jr.
Nesta segunda-feira (25), o atacante foi escolhido para falar com os jornalistas antes da partida contra a Espanha. A entrevista foi pautada por questionamentos a respeito dos ataques racistas constantemente sofridos pelo atleta desde a sua chegada ao Real Madrid.
“Acredito que seja muito triste tudo que eu venho passando a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia vai aumentando. É muito triste, não só eu, mas todos os negros que sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros passam no mundo”, declarou Vini Jr.
O atleta também falou sobre cada vez mais sentir menos vontade de jogar futebol. “É cada vez mais triste, cada vez eu tenho menos vontade de jogar”, acrescenta o jogador em entrevista coletiva nesta segunda-feira (25).
A partida
Nesta terça-feira, Brasil X Espanha se enfrentarão às 17h30, pelo horário de Brasília, no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. O amistoso marca a segunda partida desta data FIFA e será transmitido pela TV Globo e também pelo SporTV.
O técnico Dorival Júnior deve repetir a escalação da equipe que venceu a Inglaterra por 0x1, no último sábado (23). Dessa forma, a Seleção brasileira provavelmente iniciará a partida com o goleiro Bento no gol, Beraldo, Fabrício Bruno, Danilo e Wendell formando a defesa, enquanto João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá comandarão o meio campo. Por fim, o trio de ataque deve ser formado por Vini Jr, Raphinha e Rodrygo.