Vôlei masculino brasileiro não passa para as semifinais em todas as categorias

Camila Pazini Por Camila Pazini
4 min de leitura
Foto de destaque: Darlan Souza durante quartas de final do voleibol masculino contra os Estados Unidos (Reprodução/Amin Mohammad Jamali/Getty Images)

A seleção brasileira de vôlei masculino foi eliminada antes de sentir o gostinho de uma medalha, nem passando perto da de bronze na Olimpíada de Paris. Tanto na modalidade praia quanto nas quadras, os atletas passaram por derrotas sofridas, fazendo uma campanha abaixo do esperado e sendo derrotados pelos Estados Unidos na quadra, e com a eliminação de duas duplas no vôlei de praia. O país não ficava de fora da semifinal olímpica desde a Olimpíada de Atlanta, em 1996. 

Vôlei masculino fora da Olimpíada

Comandada por Bernardinho, a equipe de vôlei masculina brasileira até chegou às quartas de final, mas não atendeu às expectativas e teve uma campanha irregular, perdendo para os norte-americanos por 3 sets a 1 na última disputa. Os principais agravantes dos jogos foram os erros em bloqueios e recepção, deixando a equipe em 8º lugar. 


Equipe brasileira de vôlei masculino jogando contra os Estados Unidos na Olimpíada de Paris (Foto: reprodução/Amin Mohammad Jamali/Getty Images Embed)


Já no vôlei de praia, a eliminação da dupla André Stein e George Wanderley pelos alemães foi igualmente dolorosa. André chegou a comentar com a imprensa que está sendo muito difícil, pois era o sonho de uma vida, e apresentou uma autocrítica sincera sobre a participação nos jogos. A dupla só conseguiu uma vitória, sendo derrotada nas oitavas por 2 sets a 0. 


Evandro e Arthur durante as quartas de final do vôlei de praia na Olimpíada de Paris (Foto: reprodução/Carl de Souza/AFP/Getty Images Embed)


Após essa eliminação, as esperanças do Brasil de voltar ao pódio na modalidade foram colocadas em Evandro e Arthur, que eram oitavos no ranking, mas a eliminação veio após o jogo contra os suecos Ahman e Hallvig, considerados os melhores do mundo. 

O pódio fica para outra edição 

Não é a primeira vez que a modalidade esportiva não leva medalhas para a casa, mas, em outras ocasiões, como em Tóquio, os brasileiros conseguiram ao menos chegar na semifinal nas quadras. Isso só ocorreu em 1996, na Olimpíada de Atlanta, onde o vôlei de praia debutou nos Jogos Olímpicos. Mas as duplas Roberto Lopes/Franco Neto e Zé Marco/Emanuel foram eliminadas pela Espanha e pelos Estados Unidos na terceira rodada. Nas quadras, a equipe brasileira foi eliminada pela Iugoslávia por 3 sets a 2, ficando em quinto lugar. 

Apesar da eliminação na modalidade, o Brasil ainda tem chance de ganhar com a modalidade feminina, que teve 100% de aproveitamento e quatro vitórias. A seleção feminina de vôlei ganhou a vaga na semifinal após enfrentar a República Dominicana, com o set final de 3 a 0. Com a vitória do EUA contra a Polônia, as duas equipes se enfrentarão pela vaga final e pódio da Olimpíada de Paris na quinta-feira, às 11h. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile