A etapa de abertura do Circuito Mundial de Surfe 2024 ocorreu, nesta quarta-feira (31), em Pipeline, no Havaí, e três brasileiros já conseguiram avançar para a próxima etapa. Yago Dora, Gabriel Medina e Samuel Pupo são os que irão direto para a terceira fase do campeonato. Já os surfistas Deivid Silva, Filipe Toledo e Caio Ibelli vão precisar disputar a repescagem ainda nesta quarta-feira.
Performance dos brasileiros
Os atletas masculinos que estão disputando o WSL foram convocados para disputar o round 1 e o 2 (repescagem). O brasileiro Yago Dora teve um somatório de 9.00 pontos e avançou em segundo lugar na bateria 1 para o round 3. O sul-africano Matthew McGillivary venceu a primeira disputa com 12.34 pontos.
Depois, foi a vez da classificação do tricampeão mundial Gabriel Medina. No início da bateria, Medina desenvolveu um tubo e assumiu a liderança da disputa com 8.33 pontos. Porém, o surfista australiano Callum Robson pontuou 9.00 e subiu na frente do brasileiro. Deivid Silva, que também estava no confronto, somou 4.64 pontos e foi para a repescagem.
Além deles, outro brasileiro que conseguiu ir direto para a terceira fase do WSL foi Samuel Pupo. O atleta conquistou um somatório de 13.00 pontos e conseguiu desenvolver um tubo no final da bateria. Enquanto isso, Filipe Toledo, atual bicampeão mundial, surfou somente uma onda na bateria e acabou com uma pontuação de 1.77 e terá que enfrentar a repescagem se quiser continuar na competição.
O outro brasileiro na disputa, Caio Ibelli, ficou em terceiro lugar e foi para repescagem com sua performance na bateria que disputava com o havaiano John John Florence e com o americano Jake Marshall. John John conquistou 15.20 pontos, Jake 14.47 e Caio ficou com 9.83 pontos.
Disputa feminina
A categoria feminina do Circuito Mundial de Surfe 2024 terá chamada nesta quinta-feira (1). A disputa feminina nesse torneio começou somente em 2021 e as vencedoras até então foram três: a australiana Tyler Wright e as havaianas Carissa Moore e Moana Jones Wong.
As representantes brasileiras para o campeonato deste ano são Tatiana Weston-Webb e Luana Silva. A gaúcha Tatiana vai enfrentar na bateria a australiana Molly Picklum e a estadunidense Alyssa Spencer. Já Luana vai confrontar a havaiana Bettylou Sakura Johnson, do Havaí e Tyler Wright, campeã mundial.