O Grêmio, que atualmente é o penúltimo colocado da série A, enfrenta uma fase crítica e luta para sair da zona de rebaixamento.
Voltando a campo contra o Atlético-GO hoje (26), às 20 horas no Estádio Accioly, em Goiânia, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe Gaúcha precisa reagir à sequência de derrotas, incluindo a do Gre-Nal 442 por 1 a 0 no último sábado (22), que fez com que o Grêmio despencasse ainda mais na classificação.
Esta será a última partida antes do retorno da equipe para o Rio Grande do Sul, onde o time busca sua primeira vitória fora de casa, já que alcançou apenas seis pontos até o momento, enquanto o Atlético-GO tem 9 pontos e depende também de resultados de outros jogos para que não entre no Z4.
O clube enfrenta dificuldades desde as enchentes que afetaram sua arena no Rio Grande do Sul, em abril e maio, e retorna ao CT Luiz Carvalho para enfrentar o Fluminense, que atualmente é o último colocado da tabela, no domingo (30).
Jogadores chegam a Goiânia para jogar contra o Atlético-GO (reprodução/Instagram/@gremio)
Possíveis escalações
Renato Portaluppi conta com o retorno de dois importantes jogadores: o volante Pepê e o zagueiro Kannemann que fará dupla com Gustavo Martins, mas ainda tem desfalques por lesões e convocações para a Copa América. Pavón e Gustavo Nunes devem assumir as pontas, e as posições de centroavantes ficam entre JP Galvão e Galdino.
Já o Atlético-GO tem o retorno do goleiro Ronaldo e segue com direção interna após a saída, no dia (21), de Jair Ventura, que foi demitido com o empate do rubro-negro contra o Cuiabá e derrota contra o Criciúma.
Recuperação
Com a sequência de derrotas e impactos negativos em cenário, elenco e pressão dos torcedores, o clube Gaúcho tem um enorme desafio a superar.
O técnico do Grêmio comentou sobre as dificuldades em escalar sua equipe na situação atual:
“A gente peca por falta de peças em algumas posições. Chega num clássico e eu tenho que colocar um zagueiro lá na frente. Estava tentando com o Galvão, todos criticando, tentei improvisar. Às vezes, eu olho para o lado e ou improviso ou não mudo”.
O Clube precisa buscar uma rápida recuperação e torcer para que o Vitória saia na frente contra o Fluminense e que o Corinthians não vença o Cuiabá. A última vez que o Grêmio chegou a um resultado tão negativo foi há 20 anos, em 2004, quando foi rebaixado pela segunda vez.