Wicked: Glória Groove reforça magia e emplaca ineditismo no cenário dos musicais no Brasil
Com a desenvoltura de uma artista completa e após apenas quatro ensaios, Glória Grooverealiza sonho, que alimenta desde a adolescência e consegue papel icônico no musical Wicked, sucesso no mundo todo, montado pela terceira vez no Brasil. A cantora fará uma participação especial por duas semanas na pele de Madame Morrible, papel também feito pela […]
Com a desenvoltura de uma artista completa e após apenas quatro ensaios, Glória Grooverealiza sonho, que alimenta desde a adolescência e consegue papel icônico no musical Wicked, sucesso no mundo todo, montado pela terceira vez no Brasil. A cantora fará uma participação especial por duas semanas na pele de Madame Morrible, papel também feito pela atriz e cantora Karin Hils. As sessões serão entre os dias 23/08 e 03/09, no Teatro Renault, em São Paulo.
De fã à personagem
Assim como acontece quando está na pele de Glória Groove, o performático Daniel Garcia não mediu esforços para realizar seu sonho adolescente e, mais uma vez, inovou no mundo artístico. Desta vez, trazendo ainda mais à tona, se é que se pode dizer isso, o seu lado imaginativo, ao dar vida a uma das personagens mais enigmáticas do cenário dos musicais, com nuances que perpassam por uma articulação extrema e chegam a uma certa bondade no coração: a Madame Morrible.
Atuando, cantando e dançando, a participação da diva no musical Wicked chega carregada de simbolismo, já que é a primeira vez que uma artista drag queen interpreta uma personagem num grande musical, abrindo portas e janelas para uma realidade ainda incipiente no Brasil. Além disso, reforça uma bandeira, carregada com muita honra e personalidade por Glória: a liberdade de ser quem se é!
Em uma coletiva de imprensa, Glória relatou o que este momento representa em sua vida, e como o teatro musical foi o grande responsável para a descoberta do universo e da cultura drag queen:
“Esse talvez seja um dos grandes momentos de círculo completo ou de retorno ao ponto de partida de toda minha vida pessoal e artística também, porque, bom, viajando no tempo, de trás pra frente, Wicked, como vocês sabem, sempre foi uma tremenda referência profissional e artística na minha vida, vivi o que vivi no final do ano passado lá em Los Angeles, vendo a Ariana e a Cynthia na minha frente, assisti a montagem de 2023, que está indo pra outros países agora, assisti a réplica de 2016, o teatro musical foi a porta de entrada pra eu descobrir o universo e a cultura drag queen, lá no final da minha adolescência, então, voltar a fazer teatro musical em drag, agora nessa proporção é uma grande conquista”.

E ela continua o relato, relembrando que, ao lado de sua mãe, Gina Garcia, sua musa inspiradora e fiel apoiadora, chegou a profetizar este momento, aos 13 anos de idade:
A vontade de fazer teatro musical, na realidade, veio depois de uma noite, no final de 2008, onde a minha mãe, Gina Garcia, me trouxe aqui nesse teatro (se referendo ao Teatro Renault), eu sentei bem ali pra assistir Miss Saigon (musical montado em 2007 no Brasil, cuja história gira em torno de um amor trágico entre uma ovem vietnamita, Kim, e um soldado americano durante a Guerra do Vietnã) e eu lembro que eu saí daqui, pensando, ‘como eu queria, um dia, estar nesse palco’! Eu tinha 13 anos e desde então, fantasiando com o momento em que eu estaria aqui em cima”.
As dedicação e estudo da artista impressionaram não só os seus colegas de elenco, mas chamaram a atenção do presidente do Instituto Artium de Cultura, Carlos Cavalcanti, que disse que Glória é o sonho de qualquer produtor, pois chegou aos ensaios com o texto decorado e as músicas devidamente ensaiadas, apesar da preparação que contou com apenas quatro ensaios:
Minha preparação foi the flash, depois de dizer sim, e sentir o glamour do anúncio e do convite, você é confrontado com a realidade da preparação necessária, pra poder fazer parte disso. Eu tive um total de quatro ensaios, um deles sendo somente com o Ronny Dutra, o fantástico diretor dessa montagem lá me Nova York, três desses aqui em cima do palco, somente um deles com figurino e cabelo completo e nenhum ‘passadão’ (se referindo ao ensaio, em que todos os artistas atuam como se fosse uma apresentação oficial), então, meu ‘passadão’ será a noite de estreia”.
Livro de luxo comemorativo
Em comemoração ao grande sucesso do musical no Brasil, em sua terceira edição (a primeira em 2016 e a segunda em 2023), a produção lançou um livro, que é uma verdadeira relíquia para quem é fã do musical, com capa dura e tiragem limitada a 2.000 exemplares, com fotos de cenas, making of dos figurinos, ilustrações de peruca e maquiagens, além de um extenso registro do processo criativo que deu origem ao espetáculo.

O espetáculo ficará em cartaz até o dia 12 de outubro, no Teatro Renault, em São Paulo. Glória estará em cartaz como Madame Morrible, nas seguintes datas e horários:
- 23 de agosto a 27 de agosto (de sábado a quarta-feira) e 30 de agosto a 03 de setembro (de sábado a quarta-feira);
- Sessões: 23/08 às 15h; 24/08 às 14h; 25/08 às 20h; 26/08 às 20h; 27/08 às 20h; 30/08 às 15h; 31/08 às 14h; 01/09 às 20h; 02/09 às 20h; 03/09 às 20h.
