Marcelo Marani ensina Donos de Restaurantes a como atrair mais clientes durante as Festas de Junho e Julho

Roberta Rodrigues Por Roberta Rodrigues
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Ter inspiração de um novo menu sazonal de um negócio na riqueza e diversidade cultural do Brasil é de grande proveito para que restaurantes consigam atrair clientela, e as Festas de Junho e Julho são umas das principais para isso. O empresário Marcelo Marani falou um pouco sobre como donos de restaurantes podem celebrar essa época do ano, vendo o fluxo de clientes crescer. 

Marani, que tem experiência de mais de 20 anos no setor de administração de empreendimentos alimenticios e é CEO fundador da empresa-escola Donos de Restaurantes, sendo uma das maiores referências de gestão de restaurantes no Brasil; explica que as festas de juninas/julinas devem ser totalmente celebradas e aproveitadas nos restaurantes, pois é uma das épocas festivas mais aguardadas pelos brasileiros.


Festa Junina. Reprodução/Divulgação


Com origens em Portugal e introduzidas no Brasil a partir da região Nordeste, as Festas (que incluem os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro) se espalharam pelo país com adaptações culturais de origens indígenas, como o milho e o amendoim, tendo pratos típicos tradicionais dessa época do ano fazendo muito sucesso entre pessoas das mais variadas idades. E como o Brasil é um país muito grande e muito diverso, Marani enfatiza que os pratos servidos em uma Festa dos meses 6 e 7 costumam variar de acordo com cada região. 

Portanto, segundo o gestor, os empresários devem se atentar em trazer ao cardápio as comidas típicas da sua região e fazer a propaganda especial delas no período festivo, lembrando de se trazer a experiência completa para o menu, incluíndo os pratos a base de milho, bebidas típicas e doces como paçoca e cocada. Criar pratos com ingredientes que lembram os festejos juninos também é uma forma de homenagear o período e chamar atenção de novos consumidores, através da originalidade. 

A opção de montar combos é também sugerida por Marcelo Marani, pois, de acordo com o empresário, é uma alternativa que funciona muito bem em pedidos feitos por delivery, além de trazer uma experiência personalizada aos variados gostos dos clientes.

Não somente o menu do restaurante deve estar adaptado para esse período, mas os próprios espaços físicos dos restaurantes e também os posts nas redes sociais. Decorações dos estabelecimentos com bandeirolas, balões, desenhos de fogueiras e até distribuição de chapéus de palha, por exemplo, trazem o ar dos festejos, e pode fazer do espaço decorado um local perfeito para que os clientes queiram tirar fotos. Muito além, Marani indica a inclusão de músicas e danças típicas, se possível ao vivo, o que ajuda bastante na ambientação como experiência para os frequentadores, os atraindo para ter momentos de descontração com a família e amigos.

Assim, ao seguir essas ideias, de acordo com Marcelo Marani, os donos de restaurante podem fazê-las uma tradição anual em seus estabelecimentos, criando fidelização entre seus clientes, atraindo novos, além de poder se adaptar para outros períodos do ano.

Foto Destaque: Marcelo Marani. Reprodução/Divulgação

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