Riade, capital da Arábia Saudita, amanheceu nesta segunda-feira (12) com as ruas repletas de bandeiras dos Estados Unidos com as bandeiras do país. Riade será palco de uma visita do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao país saudita nesta terça-feira (13). O itinerário da visita de Trump inclui ainda paradas no Catar e Emirados Árabes Unidos.
O itinerário da visita
O presidente americano tem desembarque previsto para esta terça-feira na Arábia Saudita, e a visita do republicano deve se estender até sexta-feira (16). No período, Trump também irá passar por países como Catar e, em sequência, seguirá viagem para os Emirados Árabes Unidos.
Os objetivos
Essa visita aos estados do Golfo tem o objetivo de tratar com o príncipe da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, sobre negócios. Recentemente, o príncipe deixou claro suas intenções de investir nos EUA, a fim de ampliar a rede de investimentos e comércio com os americanos. Nos últimos anos, os Estados Unidos estão avançando em relação à dependência das exportações de petróleo saudita, porém o país árabe ainda depende do sistema de defesa americano.
Segundo o pesquisador do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos do Bahrein, Hasan Alhasan, Trump vê com bons olhos todo o investimento que deve ser feito pelos sauditas e entende que os estados do Golfo atentem a todos os requisitos. Mohammed Al-Jadaan, ministro das finanças da Arábia Saudita, enxerga um cenário otimista com a nova administração de Trump e acredita em um plano de transformação econômica de longo prazo.
Desvincular a economia saudita da economia do petróleo é toda a ideia por trás da Saudi Vision 2030.”
Por trás desta negociação também há o interesse de consolidação dos países do Golfo como parceiros indispensáveis para a segurança e economia dos EUA, atraindo para si o máximo de benefícios desta parceria.