INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Health

OMS lança projeto para criar o passaporte digital de saúde

Nesta segunda-feira (05), a Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com a Comissão Europeia anunciaram a criação do passaporte digital de saúde. O projeto pretende ajudar e facilitar a mobilidade global e proteger os cidadãos ao redor no mundo contra ameaças à saúde.

O sistema vai entrar em vigor na União Europeia (UE) neste mês. O desenvolvimento das atividades da Rede Global de Certificação de Saúde Digital da OMS (GDHCN) vai ser iniciado com a certificação digital de vacinação da COVID-19. 

“O certificado da UE não foi apenas uma ferramenta importante na nossa luta contra a pandemia, mas também facilitou as viagens e o turismo internacionais. Estou satisfeito com o fato de que a OMS se baseará nos princípios de preservação da privacidade e na tecnologia de ponta do certificado da UE para criar uma ferramenta global contra futuras pandemias”, declarou Thierry Breton,  Comissário do Mercado Interno da União Europeia. 

A Comissária da Saúde e Segurança Alimentar da UE, Stella Kyriakides,  comentou que a parceria é um passo importante para um plano de ação digital da Estratégia Global de Saúde da  UE e a ação vai contribuir com padrões de saúde digital e a cooperação global, além de proporcionar uma saúde melhor para todos.


Monumento com bandeiras da União Europeia. (Reprodução/Pexels)


A parceria vai ajudar a desenvolver o sistema técnico da OMS para ter uma passaporte digital de saúde que tenha informações sobre outros imunizantes, além da vacina da Covid-19, e também conteúdo para auxiliar na prevenção de doenças. Os valores e princípios do projeto são  transparência e abertura, inclusão, responsabilidade, proteção de dados e privacidade, segurança, escalabilidade global e equidade.

A OMS criará um sistema que valida as assinaturas digitais do passaporte para impedir fraudes, porém a segurança dos dados pessoais será responsabilidade do governo de cada país. A Comissão Europeia e a OMS querem que a ação tenha aceitação e participação global.

Foto Destaque: Passaporte com ficha de Covid-19. Reprodução/Pexels

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...