Fundada em uma pequena sala de uma boutique localizada no centro comercial de Los Angeles, a 424 caminha, cada vez mais rápido, para o panteão das grandes. E agora, como uma espécie de reconhecimento, a label de streetwear estreou na Semana de Moda de Paris, sob o comando de seu idealizador e diretor criativo Guillermo Andrade.
O designer de origem guatemalense, ressignifica, há mais de 10 anos, o significado de streetwear e assemelha ao DNA de sua marca a mistura com as referências latino-americanas. Através de peças caracterizadas com uma alfaiataria impecável, mesclada com a irreverência de jeans rasgados e conjuntos de moletons, o estilo de Andrade circula quase inteiramente dentro de um círculo dark wave, uma espécie de casamento entre Rick Owens e a Supreme.
Primeira vez em Paris
A estreia da 424 na Semana de Moda masculina de Paris, especificamente para justificar sua potente influência latina, não poderia ser em outro ambiente se não a Maison de l’Amérique Latine, no 7º distrito de Paris. Em um primeiro desfile muito aguardado, Guillermo apresentou sua determinação de aço de impor sua visão de estética made in LA – despojada, despretensiosa e com toques de arrogância interior, devidamente justificadas pela escolha de peças estilosas que definem o streetwear da marca.
Neste dia 21, os presentes no desfile descobriram de perto o que o designer guatemalense considera essencial: peças jeans com cortes impecáveis, camisas listradas, peças estampadas, moletons relaxados e muito cargo. Outro ponto chamativo da coleção foi a forte presença do futebol.
Cortes de peças em moldes esportivos e referências diretas, Andrade afirmou: “O futebol é a minha razão de ser; ele também é muitas vezes a fonte de inspiração e a pintura da minha criatividade”, ao ser questionado após o desfile revelar a camisa 9, do jogador Ronaldo na Seleção Brasileira, como item pertencente à coleção.
O designer desejou trazer para a capital francesa sua própria visão do futebol, apresentando, além da camisa, em verdadeiro DNA 424, uma jaqueta de couro também inspirada no jogador brasileiro. Mas, Andrade também apresentou outras referências, como o detalhe das botas western, mas que ainda não estão confirmadas para verem a luz do dia tão cedo.
Presença ilustre
Além das peças tão aguardadas, o desfile de Guillermo Andrade também chamou a atenção pela presença de amigos próximos na passarela. Dividindo os flashes com os modelos, o ator Will Poulter, estrela do hit The Bear, roubou a cena ao abrir o desfile da coleção. “Uma verdadeira comunidade”, reagiu o criador ao ser questionado sobre a presença.