INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Moda

54 anos de Naomi Campbell: relembre a carreira da supermodelo

A trajetória no mundo da moda de umas das principais modelos da história, Naomi Campbell, que completa 54 anos

Modelo Naomi Campbell
Foto destaque: Modelo Naomi Campbell celebra 54 anos (Reprodução/ Vianney Le Caer/ abc27)

Um dos rostos mais marcantes da moda dos anos 90, integrante da geração considerada elite de supermodelos, o grupo Big Six, ativista e notoriamente conhecida pela sua personalidade forte dentro e fora das passarelas, Naomi Campbell celebra hoje seu aniversário. 

A modelo nasceu neste dia, 22 de maio, no ano de 1970, em Londres. Criada somente pela sua mãe ex-bailarina, Vallerie-Morris Campbell, a modelo iniciou sua carreira com apenas 15 anos, quando foi descoberta por um integrante da agência de modelos Synchro, Beth Boldt, que logo a contratou, marcando assim o começo de uma fenomenal carreira na mercado internacional e o nascimento de um dos maiores ícones da moda.

Primeira capa na Vogue Francesa

Com apenas 18 anos, Naomi, com traços fortes de sua ascendência jamaicana e chinesa, foi a primeira mulher negra a estampar uma capa da revista Vogue francesa, em 1988. Mas esse evento quase não aconteceu. Recentemente, em uma entrevista, a modelo relembrou que tudo só foi possível graças ao designer e amigo pessoal Yves Saint Laurent. Sendo a anos contratada por grandes marcas – incluindo a própria YSL – Naomi se indignava com a falta desse marco alçando na construção de sua carreira, por ser um passo natural para modelos brancas de mesma magnitude. Inconformada, o estilista ameaçou retirar seus produtos da revista. A ameaça funcionou e Naomi fez história.


Vogue França, 1988, primeira capa com uma modelo negra.
Vogue França, 1988, primeira capa com uma modelo negra. (Foto: reprodução/Dazed&Confused)

Sua ascensão meteórica não diminuiu ao longo do tempo. Dez anos após sua ilustre capa francesa, a carreira de Nomi ganhou um novo e excelente palco: o Victoria ‘s Secrets Fashion Show, onde seu catwalk singular, de estilo felino, era o mais esperado em todas as edições que participou, desde 1995. 

Em 1997, ela foi a primeira modelo negra a abrir um desfile da marca italiana Prada, não deixando dúvidas do porquê ela ser a inspiração de integrantes das novas gerações, como Adut Akech e Duckie Thot, nomes muito presentes no atual cenário da moda. 

Durante toda sua carreira, ela fotografou campanhas mundiais, enquanto representava as maiores marcas de luxo, como Versace, Ralph Lauren, Vivienne Westwood e Chanel.

Forte também fora das passarelas

Uma mulher de sucesso, com estilo e personalidade implacável, até hoje, Naomi carrega em sua bagagem a fama de ser uma pessoa difícil de lidar. No documentário “The Supermodels”, da AppleTV, a modelo afirmou que muitas vezes teve que usar uma casca grossa para se defender, especialmente em episódios que envolviam questões de racismo. “Era difícil ser uma mulher negra franca e definitivamente fui punida muitas vezes”, diz ela no terceiro episódio da série.”, expressou no terceiro episódio da série.

Depois de travar um luta pessoal contras as drogas e o álcool no início dos anos 2000, e passar por questões legais envolvendo acusações de agressões verbais e físicas, a modelo focou em seu lado filantrópico: em 2005, fundou a Fashion for Relief, uma instituição de caridade que possui como objetivo arrecadar fundos para pessoas prejudicadas por desastres naturais. E em 2013, participou da criação do Diversity Coalition, organização que pretende dar foco para casos de racismo no mundo da moda.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...