75 anos de Miuccia Prada: relembre atitudes históricas e looks memoráveis

Rayssa Souza Por Rayssa Souza
5 min de leitura
Foto destaque: 75 anos de Miuccia Prada: relembre atitudes históricas e looks memoráveis (reprodução/Jamie McCarthy/Getty Images Embed)

Nesta sexta-feira (10), a estilista italiana Miuccia Prada completou 75 anos de idade e possui feitos históricos durante a sua carreira na indústria da moda. Designer da grife Prada e fundadora da Miu Miu, Miuccia é um dos maiores nomes da moda internacional e é considerada uma mulher revolucionária.

História e carreira

Atualmente, Miuccia Prada é dona de uma das maiores grifes no mercado mundial, a Prada. Antes de ser da estilista, a marca era gerenciada por seu avô, Mario Prada, o qual não concordava que seu sucessor fosse uma mulher, já que, diferente de seus ideais, Miuccia era uma cientista política, ex-militante do Partido Comunista Italiano e uma mulher ativa na luta feminista.

Porém, as ideologias de Miuccia foram extremamente importantes na época, uma vez que ela conseguiu mudar a forma como as mulheres eram representadas e vistas no ramo da moda. Com isso, ela conseguiu mostrar ao avô que ele estava errado em não ser a favor de que ela fosse a próxima dona da Prada.


Miuccia Prada em desfile de moda de 1998 (Foto: reprodução/Catherine McGann/Getty Images Embed)


Mesmo com todas essas pautas, Miuccia não foi totalmente aplaudida pela população. Ela expandiu seu foco para bolsas e acessórios, além de propor a lona de lylon como matéria-prima da marca, assim que assumiu a posição de seu avô.

No início, essas ideias não foram bem aceitas pelo público e ela chegou a ser rebaixada profissionalmente, pois esse tipo de material era usado para fazer tendas militares. A partir de 1985, a população começou a se interessar pelos diferentes elementos da Prada, já que ela trouxe uma estética bela, feminina e sensual, um “feio chique”, em suas palavras.

Miuccia veio para a indústria da moda para revolucionar a estética da época. Tomando conta da Prada e da Miu Miu, a estilista e designer ainda causa grande impacto e será sempre memorável.

Looks marcantes

Desde o início de sua carreira na indústria da moda, Miuccia provocou questionamentos e revolucionou a maneira de se vestir. Seu primeiro desfile de apresentação da marca foi em 1988, com os icônicos looks “uniformes”.



O debut dessa coleção intitulada como uniformes para os ligeiramente marginalizados” ocorreu na passarela de Milão. Todos os looks possuiam tons neutros, mescladas em marrom e preto, com diferentes tipos de cortes, mas sempre fechando o corpo.


Estreia da marca Miu Miu em Nova York em 1993 (foto: reprodução/Rose Hartman/Getty Images Embed)


Em 1993, ocorreu a estreia da marca Miu Miu na passarela de Nova York, que possuia como foco o público jovem. O objetivo era produzir peças modernas e descoladas, mas ao mesmo tempo acessíveis. O nome da marca é uma homenagem à própria Miuccia Prada, já que era como a estilista era chamada carinhosamente.


Na coleção primavera-verão de 2022 da Miu Miu, a marca fez um grande sucesso com uma minissaia de apenas 20 centímetros, já que a peça permanece sendo usada por muitos.



Depois da pandemia da Covid-19 que se alastrou ao redor do mundo, em 2021, a coleção da Prada foi desenvolvida e motiva por essa situação. Em parceria com Raf Simons, a coleção explorou aspectos tecnológicos em conjunto com a humaindade, vistos nos casacos usados como escudos, transmitindo uma sensação do “fechado”, associado ao isolamento necessário da época da pandemia.

Essa coleção trouxe à tona a maneira como a estilista sempre encontra uma forma de incluir em suas peças questões sociais na moda. Miuccia Prada usa seus looks para expressar e criticar tudo o que está acontecendo no mundo ao redor em um determinado momento.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile