Com a super modelo brasileira Adriana Lima nas passarelas, a marca italiana Fendi apresentou, nesta última quarta-feira (26), uma celebração de seus 100 anos de história. A comemoração veio a partir de um desfile de sua nova coleção de outono/inverno para 2025 e 2026 na Semana de Moda de Milão.
O evento não somente celebrou a história da grife, mas também contou com a contribuição da família Fendi. Delfina Fendi apresentou sua linha de joias, que incluiu colares inspirados em cobras e brincos adornados com pedras brilhantes e da sua irmã, Silvia Fendi, atual editora criativa da marca.
O desfile foi ambientalizado pela trilha sonora de Barry White e pelo uso de um tapete vinho que remete ao ateliê da marca em Roma. “É algo alquímico. Uma obsessão com qualidade. Luxo, um pouco de diversão e muitas mulheres incríveis”, afirmou Silvia Venturini Fendi em entrevista, segundo a revista Glamour.

Entre os destaques da primeira fila estavam personalidades renomadas como a atriz americana Sarah Jessica Parker e a, atriz francesa, Philippine Leroy-Beaulieu, além de modelos famosas como Penelope Tree e Natasha Poly. Esses ícones do mundo da moda riscaram a passarela, exibindo o melhor do made in Italy para um público seleto de mil convidados.
Novidades
Mais de cem peças foram apresentadas durante o desfile, com uma ênfase especial na bolsa Baguette, um dos produtos mais emblemáticos da marca. Criada por Silvia Venturini Fendi em 1997, a Baguette foi concebida para ser carregada sob o braço como um pão francês. Atualmente, continua a ser um símbolo inigualável do estilo Fendi.
Com uma coleção que exaltou a estética dos anos 1960 e 1970, as peças por ela apresentadas trouxeram referências diretas à herança da marca, que começou sua trajetória vendendo bolsas e estolas de pele. As memórias foram intercaladas com itens modernos, mas que não fogem da tradição de casacos grandiosos, vestidos longos, rendas e paetês.
Ao longo da coleção, o que mais chamou atenção foram as peças que equilibravam o clássico e o contemporâneo: um vestido bege com transparência, evocando os anos 1920, era de grande crescimento da Fendi; um casaco de faux fur que mescla tons de marrom escuro e claro, em um padrão que recria o logotipo da marca; e as bolsas, sempre um ponto alto da Fendi.
As bolsas e estolas continuam sendo elementos fundamentais na narrativa da Fendi, remontando aos produtos que seus fundadores começaram a vender há um século.
Confira os desfiles dos últimos dias da Semana de Moda de Milão
A Semana de Moda de Milão começou na terça-feira (25) e vai até segunda-feira, dia 03 de março. Veja a seguir os desfiles que ainda irão acontecer nas passarelas italianas.
- 28 de fevereiro
- 10h – Tods
- 12h – Moschino
- 13h – Sunnei
- 14h – Missoni
- 16h – Versace
- 01 de março
- 7h30 – Ferragamo
- 9h30 – Bally
- 10h30 – Dolce&Gabbana
- 12h30 – MSGM
- 13h30 – Fiorucci
- 17h – Phillip Plein
- 02 de março
- 5h30 – Susan Fang supported by Dolce&Gabbana
- 7h30 – Giorgio Armani
Depois da Semana de moda italiana, para encerrar a temporada de outono-inverno das maiores capitais, Paris sediará sua Fashion Week do dia 3 ao dia 11 de março. O calendário provisório já foi divulgado no site da Federação de Alta-Costura e da Moda.