Animes e mangás ditam novas tendências no mundo da moda

Luiza Carolina Castro Por Luiza Carolina Castro
5 min de leitura
Foto destaque: Colaboração da Gucci com Doraemon (Rprodução/Gucci)

Basta uma rápida olhada no Instagram ou TikTok para se deparar com imagens ou referências à animes ou mangás. Sucessos duradouros como Naruto e One Piece têm acompanhado o crescimento de várias gerações de jovens. Hoje, continuam a conquistar novos adeptos, tanto pela nostalgia que evocam, quanto pela extensão interminável de seus episódios.

Por ter um fandom gigantesco que transcende as ruas de Tóquio, várias marcas começaram a investir nessa união, criando colaborações e lançando produtos exclusivos para os fanáticos. Isso não apenas promove um intercâmbio cultural, mas também atrai novos fãs que ainda não exploraram o universo das histórias japonesas.

Colaborações

Uma das colaborações mais famosas é a da Loewe, que se inspirou nos filmes icônicos do Studio Ghibli para criar peças icônicas. Desde antes do lançamento de sua última coleção cápsula em 2023, baseada no filme “O Castelo Animado”, a renomada marca espanhola já havia explorado os universos de “Meu Amigo Totoro” e “A Viagem de Chihiro”, alcançando grande sucesso e criando itens muito cobiçados.


Colaboração da Loewe com Studio Ghibli
Colaboração da Loewe com O Castelo Animado (Foto: reprodução/Loewe)

Uma colaboração que causou grande impacto no mercado da moda foi a criação das botas vermelhas do Astro Boy em parceria com a MSCHF. Composta por borracha, com um desgin grande e chamativo, essas botas se tornaram virais na internet em fevereiro de 2023. Na época, todos os pares foram vendidos rapidamente, causando até problemas técnicos no sistema de vendas da marca.


Botas do astro boy
Botas do Astro Boy da marca MSCHF (Foto: reprodução/Guap)

Para celebrar o Ano Novo Chinês em 12 de fevereiro de 2021, a Gucci se aliou ao universo dos animes e mangás ao estampar algumas de suas peças com o icônico gatinho “Doraemon”. Inclusive, a colaboração foi lançada no mesmo ano do 50º aniversário da criação original de Fujiko F. Fujio.


Colaboração de Gucci X Doraemon
Bolsa da Gucci em colaboração com Doraemon (Foto: Angelo Pennetta/Gucci)

Além dessas parcerias, vale ressaltar os inúmeros encontros entre moda e os desenhos animados que têm fãs leais até hoje. A Converse, por exemplo, entrou na onda e lançou uma linha de tênis inspirada em Pokémon. A Uniqlo, marca japonesa, também comercializou diversas camisetas estampadas com personagens de Sailor Moon.


Uniqlo X Sailor Moon
Colaboração da marca Uniqlo com Sailor Moon (Foto: Naoko Takeuchi/Uniqlo)

Dentro do contexto punk e das colaborações, é impossível não falar de Vivienne Westwood, fantástica estilista britânica reconhecida por seu impacto no movimento punk e suas contribuições revolucionárias para a moda, também obteve inspiração no universo dos animes, mais precisamente no mangá/anime “Nana”.


Vivienne Westwood e o mangá Nana (Foto: reprodução/Instagram/@thewestwoodarchives)


A protagonista Nana Osaki é retratada como uma vocalista de uma banda punk, e seu jeito claramente reflete à estética de Vivienne Westwood. Ela é vista usando roupas que evocam o estilo memorável da estilista, combinando elementos punk, góticos e de alta costura. A autora da série é uma admiradora declarada de Vivienne Westwood e incorpora muitos desses elementos no design das roupas dos personagens.

A influência nas passarelas

O fascínio e interesse por mangás e animes ultrapassam fronteiras. A moda, sempre atenta às tendências, não deixou isso passar despercebido e começou a incorporar muitos desses elementos não apenas em colaborações, mas também nas passarelas mais renomadas.

Por exemplo, a Comme Des Garçons, de Rei Kawakubo, apresentou em seu desfile de 2018 uma coleção rica em inspirações Kawaii, repleta de referências a desenhos animados coloridos e fantasiosos.


Comme des Garçons
Comme Des Garçons Primavera/Verão 2018 (Foto: reprodução/Vogue Runway)

Marcas extremamente renomadas como Louis Vuitton e Moschino também se entregaram ao universo dos desenhos japoneses nas passarelas.


Louis Vuitton 2016
Louis Vuitton Primavera/Verão 2016 (Foto: reprodução/Vogue Runway)

A aproximação de marcas populares e acessíveis com a indústria oriental não é uma novidade. Frequentemente, isso reflete o profundo impacto da cultura asiática na cultura pop global, criando um mercado lucrativo que atrai tanto os fãs quanto os consumidores que cresceram lendo mangás ou assistindo seus animes favoritos na televisão.

Redatora do site InMagazine. Atualmente, sou estudante de jornalismo e design de moda, apaixonada pelos dois mundos! Amo me comunicar e estou sempre ligada nas notícias mais quentes de moda :)
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