Nesta segunda-feira (19), o grupo Kering, conglomerado francês que detém várias marcas de luxo, anunciou a contratação do novo diretor criativo da Balenciaga, Pierpaolo Piccioli. O estilista, que havia deixado a Valentino em março de 2024, assume o posto a partir do dia 10 de julho. A coleção de estreia do italiano será lançada em outubro, destinada à temporada de primavera/verão em Paris.
Piccioli na Balenciaga
O estilista ocupará o cargo que antes era de Demna Gvasalia, que trocou a Balenciaga pela Gucci, marca que também faz parte do grupo Kering, em março deste ano. Pela primeira vez em sua carreira, Pierpaolo Piccioli assume a direção de uma grife não italiana. Anteriormente, já havia trabalhado na Fendi e passou 25 anos no comando da Valentino.

Agora, o italiano tem a função de dar continuidade ao sucesso alcançado pela marca durante a direção de Demna e ao legado de Cristóbal Balenciaga. Em comunicado oficial publicado nas redes sociais do estilista e da grife, Francesca Bellettini, vice-CEO da Kering, expressou sua felicidade em ter Piccioli como diretor criativo: “Não poderia estar mais feliz por receber Pierpaolo no Grupo. Ele é um dos designers mais talentosos e ilustres da atualidade”.
Na mesma publicação, Pierpaolo disse: “Em todas as fases, mesmo em constante evolução e mudança, Balenciaga nunca perdeu a noção de seus valores estéticos. O que estou recebendo é uma marca cheia de possibilidades e incrivelmente fascinante”. O estilista ainda aproveitou para demonstrar admiração por Demna e pedir passagem ao antecessor.
Pierpaolo Piccioli
Pierpaolo Piccioli, de 57 anos, é um renomado estilista italiano. Iniciou os estudos em moda no Istituto Europeo di Design, em Roma, onde pode trabalhar com Brunello Cucinelli. Posteriormente, esteve ao lado de Maria Grazia Chiuri no departamento de acessórios da Fendi, onde exerceu atividades por 10 anos.
Em 1999, foi convidado por Valentino Garavani para se juntar à equipe de acessórios da Valentino. Após a aposentadoria do criador da grife em 2008, Piccioli assumiu a direção criativa da marca. Em março de 2024, depois de 25 anos no cargo, o italiano anunciou a saída da maison.