A Casa de Criadores é uma instituição dedicada à moda autoral brasileira, responsável por lançar novos talentos. Ela oferece uma plataforma que celebra tendências e promove debates em um ambiente inclusivo, englobando estilistas, artistas e profissionais da moda. A essência dessa plataforma é concretizada por meio da apresentação das criações dos participantes, através da criação de coleções e desfiles, permitindo que se expressem artisticamente.
No quarto dia de evento, as apresentações continuaram de alto nível e algumas delas se destacaram.
Autopoiese
A última coleção criada por Leandro Castro escaneou sua própria pele. Agora, ele mantém o traço microscópico em Autopoiese.
Em sua nova coleção, o artista explora a textura das plantas e suas raízes. Resultado de uma pesquisa em livros de botânica, ele utilizou resíduos têxteis como matéria-prima.
A matéria-prima foi expressa por meio dos sapatos de papel que representavam raíves, roupas de organza de seda pura, bordados e estruturas de metais que envolviam as modelos.
Cão de Inácio
Aos 45 anos, o artista Jorge Feitosa trouxe seu apelido de infância como título de sua coleção. O nome reflete sua característica de ser inquieto na infância. Em sua criação, ele transpôs esse sentimento com criatividade e rebeldia.
Inspirado por elementos de sua infância, Jorge Feitosa decidiu assumir suas características na passarela, celebrando e ressignificando sua timidez, orgulhando-se de sua história.
Os traços de sua infância que ele abraçou como inspiração incluem o uniforme de sua escola, os ladrilhos de sua cidade natal, no interior de Pernambuco, e elementos que celebram a figura que inspirou seu nome, o dragão de São Jorge.
Cenários
A coleção criada pelo Estúdio Cena, comandado por Lucaz Roberto, é a segunda parte de uma ideia anterior do artista, que já foi apresentada.
A continuidade de sua criação trouxe mais aspectos das clássicas obras da cultura norte-americana de Virginia Wolf, como o livro Mrs.Dolloway.
O desfile contou com a participação de Liniker, Majur e Tássia Reis, além de marcas como Melissa também apoiaram o desfile.
Lágrimas
A coleção criada pelo designer Ellias Kaleb, chefe do estúdio de mesmo nome, foi inspirada pelos diversos tipos de choro que ele vivenciou.
Entre os diversos tipos de lágrima, o eixo central da coleção foi a dualidade entre o sacrifício necessário para se manter na moda e a felicidade encontrada na satisfação de seguir sua carreira como designer.
Para apresentar sua coleção, Ellias Kaleb contou com a participação de modelos que incluem beauty artists, designers e fotógrafas, entre outros profissionais.