Catarina Mina traz sustentabilidade e artesanato para SPFW 2025
Em edição especial da São Paulo Fashion Week, a marca apresenta “Carnaúba”, coleção que une natureza e tradição regional nas passarelas
A São Paulo Fashion Week segue a todo vapor na sua edição comemorativa de 30 anos da principal semana de moda do país. O evento acontece dos dias 13 a 20, e possui 38 marcas diversas e cheias de novidades subindo à passarela, garantindo uma programação intensa. Entre elas, Catarina Mina apresentou na última quinta-feira (16) a coleção “Carnaúba” – no primeiro dia de desfiles no Ibirapuera da N60.
Fundada e idealizada por Celina Hissa, a grife cearense Catarina Mina atua há mais de quinze anos com o propósito de valorizar o artesanato regional dentro da moda, numa proposta sustentável e colaborativa que une os conceitos de design contemporâneo com os saberes tradicionais.
A Carnaúba na moda
“Carnaúba” é um nome dado para uma palmeira, também conhecida como “árvore da vida”, essencial para a economia artesanal do Ceará e um símbolo de sustentabilidade – já que tudo nela é aproveitado, da raiz até o fruto. A planta também remete ao início da trajetória da marca, já que é da carnaúba que surge a palha utilizada no artesanato e era comumente utilizada na confecção das primeiras bolsas de Celina.
No entanto, a apresentação na SPFW não busca voltar às suas origens por um apego ao passado. Ela representa uma continuidade amadurecida desses mesmos valores, quase como se fosse uma homenagem a todos esses anos de história.

Já reconhecida pelo seu trabalho com crochê e renda de bilro, Catarina Mina agora amplia seu repertório para novas técnicas manuais cearenses e potiguares, como o bordado de Caicó, misturando palha em bordados e tecidos naturais. O resultado é uma união sofisticada do toque artesanal com tecidos finos como seda, linho e algodão.
Sobre a coleção
A coleção “Carnaúba” destaca a versatilidade da palmeira ao transformá-la em saias, cintos e até estampas em aquarela. As silhuetas são alongadas e próximas ao corpo, mantendo a fluidez e a transparência. Já a cartela de cores explora tons de verde, marrom, branco e cru – evocando a sensação de natureza.

Catarina Mina traduz a simplicidade do artesanato em algo sofisticado, com looks carregados de tropicalidade, leveza e a energia dos dias ensolarados
Mais do que só uma coleção, é uma reflexão sobre sustentabilidade e inteligência material – não apenas no modo de aproveitar a matéria-prima, mas também na forma consciente e sensível de tratá-las e trabalhar com elas. Essa abordagem reafirma Catarina Mina e seu espaço como uma marca relevante e valorizada no mercado da grife.
