INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Moda

Cate Blachett em Cannes 2024 e outros protestos feitos no tapete vermelho

Vezes em que artistas como Cate Blanchett usaram os holofotes do tapete vermelho para protestar

Cate Blachett em Cannes 2024 e outros protestos feitos no tapete vermelho
Foto destaque: Cate Blachett em Cannes 2024 (reprodução/ Getty Images Embed)

Recentemente a atriz Cate Blachett compareceu ao Festival de Cannes 2024. A mesma chamou atenção da mídia e do público ao aparecer usando um vestido que carregava uma mensagem por trás. A artista aproveitou os holofotes e destaque desse momento no tapete vermelho de Cannes para fazer uma espécie de protesto através da moda. Usando um look supostamente inspirado na bandeira da Palestina, como uma maneira de se posicionar  a respeito da guerra que se dá atualmente na região da Faixa de Gaza, território palestino na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio.


Cate Blanchett em Cannes com vestido Jean Paul Gaultier remetendo as cores da bandeira da Palestina (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Sameer Al-Doumy)


Cate Blanchett Cannes 2024

A peça citada foi utilizada pela atriz na estreia do filme “The Apprentice” no Festival de Cannes 2024. O look em questão foi um vestido, uma versão customizada de alta-costura da grife francesa Jean Paul Gaultier, assinado pelo designer francês Haider Ackermann, com detalhe emblemático. Apesar das costas do vestido serem da cor rosa, a peça tem preto, branco e verde, cores que juntamente com o vermelho do tapete remeteram aos tons da bandeira da Palestina. 

A atriz não confirmou a ação como uma manifestação pró-Palestina. Porém, Blanchett já havia apontado seu posicionamento em outras ocasiões. A atriz vem sendo uma defensora da causa palestina. E em seu discurso no parlamento europeu em 2023, ela como também embaixadora da Boa Vontade da ACNUR (agência da ONU para refugiados) falou sobre isso. Afirmou que, mesmo não tendo uma ligação direta com o Oriente Médio, era uma testemunha do que estava acontecendo. “Este conflito tem custado e continua a custar a vida de milhares de pessoas inocentes”, disse Cate em conferência.

Outros protestos em tapetes vermelhos


Billie Eilish e o irmão Finneas no Oscar 2024 (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Marleen Moise)


Se engana quem pensa que Cate foi a primeira celebridade a utilizar de sua influência e destaque na mídia para isso. Outros artistas já fizeram uso dos holofotes do tapete vermelho para chamar a atenção para outras causas importantes. Por exemplo, recentemente e sobre o mesmo tema, os cantores e compositores Billie Eilish e Finneas (seu irmão) usaram broches de “artistas pelo cessar-fogo em Gaza no Oscar 2024. Além deles, Milo Machado-Graner e Swann Arlaud (“Anatomia de uma Queda”) usaram broches com a bandeira da Palestina. Ramy Youssef (“Pobres Criaturas”) e outros também com o broche pedindo o cessar fogo. 


Alexandria Ocasio-Cortez no MET Gala 2021 (Foto: reprodução/ Getty Images Embed/Patrick McMullan)


Em 2021, a congressista na Câmara dos Representantes por Nova Iorque, Alexandria Ocasio-Cortez, usou no MET Gala daquele ano um vestido branco com “Tax The Rich” (taxe os ricos) escrito nas costas. A peça foi uma parceria com a marca Brother Vellies, feita pela designer e ativista negra Aurora James. Além dessas ocasiões, a atriz Natalie Portman no Oscar 2020 também usou um vestido Dior juntamente a uma capa preta para reivindicar uma causa. A capa em questão, era adornada com vários nomes de diretoras mulheres que não haviam sido indicadas ao prêmio de Melhor Direção naquele ano: Scafaria, Wang, Gerwig, Diop, Heller, Matsoukas, Har’el e Sciamma. A escolha da atriz foi um protesto pela falta de destaque, diversidade e oportunidades para as mulheres na indústria cinematográfica, especialmente mulheres diretoras de cinema.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...