Projeto “Feito na Serra Gaúcha”, comandado por Walter Rodrigues, estilista que fez sucesso nos anos 90, Bernardete Venzon, estudiosa de moda e cultura, e Tatiane Alves, pesquisadora de comportamento e consumo, tem o objetivo de apresentar talentos da região para o mercado nacional Brasileiro, apostando no potencial de negócios que inspiram pelos seus propósitos, encantamento e ações de sustentabilidade. Nesta primeira edição serão 13 marcas, entre ateliês, indústrias de confecções, tricô, acessórios, design (móveis e objetos) e calçados. As marcas são: Ligia Gazzola, Gritaria do Amor, Malharia Zanatta, Rachi Vanin, Âme Atelier, B. Bag, Lis Faria Atelier, Theodora Tricot, Madelustre, Fernanda Filippis, Atelier Juliana Lazzari, Carla Carlin, Moni.
Cada mentor desse projeto trouxe sua expertise para o programa. O processo começa com Bernadet Venzon, ajudando no desenvolvimento da identidade de cada marca, logo em seguida Walter Rodrigues ajuda na com a criação dos produtos, sempre trazendo originalidade e sustentabilidade, e por último Tatiane Alves estrutura a comunicações de cada coleção. Cada empresa desenvolveu suas peças da coleção baseada na contextualização da identidade local, e um editorial foi organizado em meio às paisagens da serra Gaúcha, com a ajuda da Gestora de Projetos de Moda da Serra Gaúcha, Fabiana Zin. Com o apoio de associações, como o Sebrae do Rio Grande do Sul, Polo de Moda e o Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest), o projeto criou o Selo Feito na Serra Gaúcha para identificar as empresas que participam desse projeto.
<blockquote class=”instagram-media” data-instgrm-captioned data-instgrm-permalink=”https://www.instagram.com/p/CO0wPxKAsKs/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading” data-instgrm-version=”14″ style=” background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:540px; min-width:326px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% – 2px); width:calc(100% – 2px);”><div style=”padding:16px;”> <a href=”https://www.instagram.com/p/CO0wPxKAsKs/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading” style=” background:#FFFFFF; line-height:0; padding:0 0; text-align:center; text-decoration:none; width:100%;” target=”_blank”> <div style=” display: flex; flex-direction: row; align-items: center;”> <div ></div> <div style=”display: flex; flex-direction: column; flex-grow: 1; justify-content: center;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; margin-bottom: 6px; width: 100px;”></div> <div style=” background-color: #F4F4F4; 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O projeto “Costurando Sonhos Brasil”, lançado desde 2017 com o objetivo de qualificar mulheres de Paraisópolis para o ofício de corte e costura, fez um desfile no Pavilhão Social G10 Favelas para apresentar a “Coleção Energia – Costurando um mundo mais circular e sustentável”. As peças foram desenvolvidas no conceito de upcycling (uma técnica onde usa tecidos de roupas que seriam descartados). Os tecidos são reaproveitados para fazer novas peças, e nessa coleção foi usadas tecidos dos uniformes da Enel Distribuição e da Azul Linhas Aéreas. Foram cinco designers que trabalham com a moda mais sustentável, entre eles estão: Júlio Cesarini, Cida Félix, Ana Rita Coloria, Sara Lu Thompson e Stephany Ramos. Eles criaram várias opções de peças, como: top, calça, macacão, saia, blazer, nécessaire, bolsa, entre outras peças. Elas estão à venda no site da Costurando Sonhos Brasil e na Americanas.com. 100% do valor de cada peça vendida será revertido o próprio projeto, responsável pela distribuição entre as costureiras. O valor também é destinado a investir na capacitação de novas mulheres.
<blockquote class=”instagram-media” data-instgrm-captioned data-instgrm-permalink=”https://www.instagram.com/p/CXJg2orr626/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading” data-instgrm-version=”14″ style=” background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:540px; min-width:326px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% – 2px); width:calc(100% – 2px);”><div style=”padding:16px;”> <a href=”https://www.instagram.com/p/CXJg2orr626/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading” style=” background:#FFFFFF; line-height:0; padding:0 0; text-align:center; text-decoration:none; width:100%;” target=”_blank”> <div style=” display: flex; flex-direction: row; align-items: center;”> <div ></div> <div style=”display: flex; flex-direction: column; flex-grow: 1; justify-content: center;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; margin-bottom: 6px; width: 100px;”></div> <div style=” background-color: #F4F4F4; 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As marcas, Fila e Perigo, se juntam e criam uma coleção que exalta a beleza do esportivo carioca, trazendo dois estilos de vida do Rio de Janeiro: Asa Delta e Kitesurf (esporte aquático que utiliza uma pipa e uma prancha). As peças destacam as cores e as paisagens que só podem ser vistas na prática dessas modalidades, sendo os locais como a Pedra da Gávea e do Arpoador. As peças incluem: jaquetas, camisetões, moletons, calças jogging, camisa de manga curta e as roupas que são feitas de linho, um jeito conhecido pela Perigo. Tudo que está às vendas acontecem na Casa Soma, Pinga Store, Coqueiro Store e nos sites da Perigo e da Fila.
Collab entre Fila e Perigo (Reprodução/Fila Brasil)
Allmma Brand lança tricôs sem corte, reduzindo assim o desperdício de materiais. A grife é de Caxias do Sul e eles prezam pela produção 100% local e matéria-prima nacional. Allmma foi fundada há dois anos e os tricôs fazem parte da coleção Florescer, e as peças foram produzidas por uma fábrica gaúcha que trabalha com uma técnica sem cortes, assim reduzindo o desperdício de materiais e resíduos têxteis. Os tricôs foram pensados para formar looks com as peças que já fazem parte da essência da Allmma a alfaiataria, e as cores são: preto, verde foliage, laranja e verde cidra, com tamanhos que variam do 34 ao 46. As vendas estão no e-commerce da marca com entrega para todo o Brasil.
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Reserva Go, lançou uma loja de calçados e acessório no shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro em 2019, e agora ela lança uma linha fixa de calçados femininos com 15 modelos de tênis diferentes, e eles são produzidos com tecidos reciclados, feitos a partir de garrafas PET, usam também couro cromo free de curtumes certificados, que atestam, segundo a Vogue, as boas práticas e menos implicações no processamento da matéria-prima. Os tênis têm uma cartela de cores clássicas, como o marrom, branco, rosa, preto e estampa de onça. Para divulgar as imagens, cujo tema é o empoderamento e o empreendedorismo feminino, a marca convocou um time de mulheres inspiradores, que inclui também a apresentadora e advogada Gabriela Prioli.
Foto Destaque: Novidades da Moda. Reprodução/Pexels