INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Moda

Conheça algumas lições de Costanza Pascolato para o mundo fashion

Nesta terça-feira (19), a empresária, editora, consultora de moda e estilo e colunista da Vogue, Costanza Pascolato completou 84 anos. Entre uma vida pessoal muitas vezes conturbada e um talento nato para o mundo fashion, tornou-se uma grande referência. Para Pascolato, a idade não é um problema. “O fato de você não ser mais aquele fruto novo e desejável não é uma tragédia. Precisamos aprender a conviver com a própria história nos amando o máximo possível”. A consultora é atuante no mercado há quase cinco décadas.

Sua história

Costanza Pascolato nasceu na Itália em 1939, porém migrou para o Brasil com a sua família em 1945 por conta da Segunda Guerra Mundial. Já em São Paulo, sua família fundou a empresa de tecelagem, Santaconstancia. Muito ligada à sua mãe – Gabriela Pascolato – ainda jovem, Costanza sempre circulava nos arredores da fábrica para aprender um pouco sobre aquele mundo. A empresária ainda relata que sempre viu a sua mãe bem vestida e inspirava-se naquilo.

No âmbito pessoal, Costanza já passou por muitos acontecimentos. Casou-se aos 21 anos e teve duas filhas. No entanto, o relacionamento foi marcado por conflitos e chegou a desencadear a perda da guarda de suas filhas durante alguns anos. Seu segundo casamento causou profundo descontentamento de seu pai, que resultou para que a empresária fosse deserdada. A partir desse momento, Pascolato teve que correr atrás de sua própria carreira. Seu primeiro emprego foi na produtora de decoração na revista Cláudia, da editora Abril.

 

Sua contribuição para a moda

O trabalho de Costanza Pascolato sempre foi marcado por seu conhecimento e senso estético afiados. Segundo a empresária: “Buscar conhecimento, se informar, desenvolver a própria opinião e, principalmente, respeitar a opinião alheia é rejuvenescedor”. Ainda na Editora Abril, Costanza acompanhou semanas de moda na França, Itália e Inglaterra.

Em 1989, com o falecimento de seu pai, a editora assumiu o negócio da família com o seu irmão. Hoje, Santaconstancia fornece tecidos para os maiores estilistas do país. Pascolato já escreveu cinco livros sobre estilo e moda. Além disso, possui uma coluna na revista Vogue Brasil. 


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O primeiro livro da Vogue Brasil vem aí! Em <a href=”https://twitter.com/hashtag/InVogue?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#InVogue</a> iremos contar as histórias de mulheres que amam moda, entre elas, Costanza Pascolato <br><br>—&gt; <a href=”https://t.co/alyMgch9F0″>https://t.co/alyMgch9F0</a> <a href=”https://t.co/Js6b2jZGtQ”>pic.twitter.com/Js6b2jZGtQ</a></p>&mdash; Vogue Brasil (@voguebrasil) <a href=”https://twitter.com/voguebrasil/status/1686492351781335041?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 1, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Constanza foi um dos destaques do livro “InVogue” (Foto: reprodução/Twitter/@voguebrasil)


Lições ensinadas por Constanza Pascolato

Segundo Constanza: “Estar arrumada é uma questão de cortesia com os outros”. A empresária afirma que este ensinamento deve ser aplicado no cotidiano, independente da ocasião. Dessa forma, a elegância consegue transcender gerações e comportamentos.

Em seu último livro “A Elegância do Agora”, a empresária retrata de temas como autoconfiança, como ser feliz sozinha e ainda dá dicas de moda para os leitores. Constanza nunca se deixou abalar pela idade. Com o advento da tecnologia, a consultora continuou o seu trabalho com um site que reúne suas opiniões sobre o mundo contemporâneo, além de notícias do universo fashion.


Foto do livro “A Elegância do Agora”. (Foto: reprodução/Bob Wolfenson/Vogue)


“Trabalhe a sua autoestima. Por incrível que pareça a gente não se ama o suficiente quando somos jovens, porque temos muito o que aprender ainda. Com o tempo conseguimos evoluir espiritualmente e mentalmente”.

Aos 84 anos, sobrevivente de dois casos de câncer, uma viuvez e uma profunda depressão, Constanza além de se tornar um ícone da moda hoje pode ser considerada um símbolo de perseverança.

 

Foto Destaque: Constanza Pascolato posa para foto no Instagram. Reprodução/Instagram/@costanzapascolatos2g

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...