INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Moda

Inclusão no mundo da moda vira temática de minissérie online

Lançada em parceria com o Instituto C&A e a plataforma Meu Corpo Real, a mini-série intitulada “Curadoria-Inclusiva – Costurando Vivências para Desenhar Novos Futuros” compartilha histórias de mulheres com deficiência e sua relação com a moda. O primeiro episódio estreou justamente no dia 21 de setembro, no qual é considerado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Objetivo do projeto

O programa tem como finalidade desmistificar estereótipos acerca de grupos PCDs e, de alguma forma, buscar impactar marcas a fim de que desenvolvam uma maior consciência de mercado . Vale ressaltar que a discussão sobre inclusão no mundo fashion vai além da adaptabilidade de um produto/peça e sim, sobre o poder de construção de um estilo e a identificação com o seu mais variado público.

“Um dos importantes propósitos do Instituto C&A é construir a possibilidade de novos futuros através da moda. Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde a deficiência foi colocada em um campo invisível, pouco discutido e já passou da hora de darmos luz e a devida importância a essas questões” relata Gustavo Narciso, diretor-executivo do Instituto.

Sobre os episódios

Michele Simões, estilista, designer de futuros anticapacitistas e idealizadora da plataforma Meu Corpo Real, é a roteirista e apresentadora da mini-série. Durante cada capítulo do projeto, Michele convida uma influenciadora para um bate-papo sobre vivências de mulheres PCDs que amam e prezam por se vestir bem.  

A primeira entrevistada foi Rebeca Costa, dona da perfil Look Little. Rebeca tem nanismo e usa das suas redes para falar sua vida e divulgar o conceito de moda adaptada. A influenciadora ressalta dificuldades que ainda vive na hora de comprar novas peças para seu guarda-roupa.

“O meu tronco é de uma estatura de uma mulher de 30 anos, ne? Tentar vestir uma calça de até dezesseis anos, para mim não veste […] Sapatos, na maioria das vezes sapatos tem uma pegada mais infantil. Eu opto sempre por calçados que tenham a ponta mais redondinha” conta Rebeca.

Em outro episódio, a influenciadora Lais Ramires fala sobre os empecilhos vividos por ela no passado ao querer um dos acessórios mais indispensáveis para toda mulher: a bolsa. “Bolsa era uma peça que eu não usava, porque eu achava inviável ter uma bolsa de mão para eu ir num lugar e tirar a minha possibilidade de, enfim, pegar um copo”. relata Lais. Hoje, a profissional de Marketing já consegue encontrar bolsas com diferentes com formatos e adereços, como a presença de alças maiores, que facilitam a sua adaptabilidade.


Os episódios também apresentam autodescrição e intérpretes de libras (Foto: Reprodução/Instagram/@meucorpoereal)


Todos os episódios da mini-série “Curadoria Inclusiva” podem ser encontrados no canal de Youtube e no perfil do Instagram do Instituto C&A.

 

Foto Destaque: Trecho do primeiro episódio da mini-série. Reprodução/Youtube/Instituto C&A

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...