INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Moda

Nike processa New Balance e Skechers por uso de tecnologia patenteada

A Nike entrou com ações federais, nesta segunda-feira (6), contra a New Balance e Skechers. A gigante dos calçados alega que as concorrentes estão usando indevidamente o “Flyknit”, uma tecnologia patenteada por ela, que é utilizada na fabricação da parte superior dos tênis de atletismo, futebol e basquete.

Anteriormente, a Nike já havia processado a Adidas, Puma e Lululemon pelo mesmo motivo, referente à pantente. As questões judiciais com as duas primeiras marcas já foram resolvidas, enquanto que, com a última, está em andamento. 

Ações judiciais pela patente 

Contextualizando, a patente é uma espécie de título que garante o direito de exclusividade temporário (geralmente por 20 anos) de uma invenção/inovação, garantindo que esta não seja apropriada por terceiros.

Apresentada no tribunal federal de Massachusetts, a queixa da Nike contra a New Balance afirma que o tênis Fresh Foam, FuelCeel e algumas outras linhas da marca utilizam a tecnologia patenteada pela gigante dos calçados, violando assim, os direitos assegurados justamente pela conquista da patente. Ademais, referente à Skechers, a Nike alega que os modelos Ultra Flex e Glide Step também enfrentam as mesma questões quanto ao uso indevido da “Flyknit”.

A Nike, empresa com sede em Beaverton, Oregon, pediu aos tribunais uma indenização em dinheiro e ordens judiciais que impeçam a New Balance e a Skechers de infrigirem novamente a patente. Até o momento, os representantes das marcas não se pronunciaram sobre os processos desta segunda-feira (6).


Modelo de tênis da Nike que utiliza a tecnologia patenteada “Flyknit”. (Foto: Reprodução/Divulgação/Nike)


Tecnologia patenteada “Flyknit”

A Nike é uma marca americana mundialmente conhecida, que se propõe a produzir – com qualidade – roupas, uniformes de clubes, acessórios, como bonés e showlder bag e calçados, principalmente focados no mundo esportivo.

Segundo o site da Nike, a tecnologia Flyknit “usa fibras de alta resistência para criar partes superiores leves com áreas específicas de suporte, elasticidade e respirabilidade”. Assim, é posssível a fabricação de partes superiores que possuam alto desempenho, além de possibilitarem a redução de materiais e desperdício.

Foto de Capa:  A frase “Just Do It”, criada pela Nike, acompanhada do logo da marca. (Foto: Reprodução/X/Nike)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...