INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Moda

Women dressing Women: uma celebração das mulheres estilistas pelo Met

Women dressing Women: uma celebração das mulheres estilistas pelo Met

O Metropolitan Museum of Art de Nova York (Met) anunciou uma exposição que celebra as mulheres estilistas, desde o século 20 até hoje. Intitulada “Women dressing Women” (“Mulheres vestindo Mulheres”, em português) a exposição será aberta ao público de 7 de dezembro a 3 de março de 2024.

Women dressing Women

O objetivo da exposição é exaltar e homenagear a criatividade e o legado das costureiras e designers de moda ao longo do século. Com mais de 80 objetos que documentam a evolução das mulheres, partindo do anonimato até à criação de marcas icônicas, a exposição busca “oferecer uma nova interpretação do cânone tradicional da história da moda”, de acordo com uma nota divulgada pelo Met.

Também será possível explorar e entender como o setor da moda contribuiu para a autonomia das mulheres nos âmbitos social, financeiro e criativo. Na mesma nota, o museu afirmou que novas informações serão adicionadas sobre designers e grifes pouco estudadas, mas que têm um papel fundamental na expansão da moda ocidental, com peças do acervo do Instituto de Moda do Met que nunca foram vistas antes.

Organizada por Megan Stanley, a exibição também contará com um catálogo publicado pelo Met, e distribuído pela Yale University Press, a editora universitária associada à Universidade de Yale.


Women dressing Women: uma celebração das mulheres estilistas pelo MetVestido “Delphos”, da marca francesa Fortuny, parte do acervo do Met. (Foto: Reprodução/Vogue)


As homenageadas

O museu irá expor peças icônicas de designers do último século, a partir de 1910 a 2022, como Gabrielle ‘Coco’ Chanel, Sarah Burton, Ann Demeulemeester, Elizabeth Hawes, Jeanne Lanvin, Germaine Émilie Krebs, Miuccia Prada, Elsa Schiaparelli, Rei Kawakubo, Adèle Henriette Nigrin Fortuny, Gabriela Hearst, Ann Lowe, Claire McCardell, Pia Davis e Autumn Randolph, Madeleine Vionnet e Vivienne Westwood.

Hillary Taymour (Collina Strada), Anifa Mveumba (Hanifa), Iris Van Herpen, Norma Kamali, Ester Manas, Jamie Okuma, Simone Rocha, Marine Serre, Yeohlee Teng e Isabel Toledo também são nomes que estarão presentes na exposição, compondo as designers contemporâneas.

 

Foto destaque: Met anuncia exposição que celebra as mulheres estilistas do último século. Reprodução/Metmuseum

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...