Após 9 anos, chega ao fim parceria entre Kanye West e Adidas

Maria Luiza da Silva Por Maria Luiza da Silva
3 min de leitura

Kanye West vem se envolvendo nos últimos dias em uma onda de confusões e polêmicas, como o desfile de sua marca durante a Paris Fashion Week, ataques a celebridades femininas no Instagram até chegar as recentes agressões explícitas aos judeus por parte do cantor. Os comentários antissemitas do rapper custaram a ele sua parceria com a Balenciaga, Gap e agora a Adidas, sua parceira desde 2013. 

A relação Adidas x Kanye West já vinha balançada, entre falas polêmicas e acusações de plágio por parte do cantor, que alegou que a Adidas estaria fazendo uso indevido dos seus designs. A gota d’água parece ter sido a seguinte fala de Kanye, durante discurso no Drink Champs Podcast: “Posso dizer m*** antissemita e a Adidas não pode me derrubar”.


Kanye West usa o Instagram para acusar Adidas de fazer uso indevido de seus designs. (Reprodução: Foto/Vogue).

Kanye West usa o Instagram para acusar Adidas de fazer uso indevido de seus designs. (Reprodução: Foto/Vogue).


Após informar no início de outubro que o relacionamento com Ye (como prefere ser chamado) estava em revisão, a marca alemã divulgou hoje (terça-feira, 25/10) o fim da relação que tinha contrato previsto até 2026. Em nota a empresa afirmou não tolerar nenhum tipo de discurso de ódio, disse ainda que os comentários de Kanye foram “inaceitáveis, odiosos e perigosos, e violam os valores da empresa de diversidade e inclusão, respeito mútuo e justiça”. 

A decisão da Adidas custará a ela cerca de 250 milhões de euros (aproximadamente 1.3 bilhões de reais) no balanço do quarto trimestre. As ações das três listras caíram mais ou menos 5% em Frankfurt após o comunicado. Os demais impactos financeiros decorrentes da situação serão divulgados em seu próximo relatório de ganhos, previsto para 9 de novembro. 

A empresa também decidiu parar com as vendas e produção de produtos Yeezy, bem como com os pagamentos para Kanye e suas empresas. Ela ainda divulgou ser a única dona dos direitos de design e cores dos produtos gerados com a colaboração, sinalizando a possibilidade de um “relançamento” no futuro usando novos nomes. 


Um dos produtos Yeezy, parceria entre Adidas e Kanye. (Reprodução: Foto/Droper)

Um dos produtos Yeezy, parceria entre Adidas e Kanye. (Reprodução: Foto/Droper)


Em comunicado para Agence France-Presse (AFP) a Adidas reiterou seu posicionamento, “uma associação bem-sucedida se baseia no respeito mútuo e em valores comuns”. O que é muito importante para que as marcas sigam o exemplo e passem a repensar sua relação com celebridades e até que ponto elas são válidas, principalmente com figuras cercadas de polêmicas como Kanye West.

Kanye West, designer de Yeezy e ex colaborador da Adidas. Reprodução: Foto/GettyImages.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile