A grife espanhola tem viralizado bastante nas redes nos últimos anos, seja por seu estilo peculiar de criação das peças ou por campanhas polêmicas com gigantescos níveis de rejeição. Recentemente, após um hiato a fim de se recuperar da crise, a marca lançou seu novo produto – uma saia com um designer idêntico a de uma tolha de banho. A peça vem junto com a nova coleção de primavera intitulada “Resort 2024” e está avaliada em aproximadamente R$ 4.500 reais.
Reação da internet com a peça
Assim como já aconteceu com outras roupas da grife, a saia-toalha gerou grande repercussão na mídia. No Instagram, muitas pessoas expressaram suas verdadeiras opiniões sobre o novo item. “Isto é exatamente o que eu preciso para acompanhar os meus crocs de salto alto”, escreve uma internauta ao fazer uma referência à outra peça controvérsia da grife. “Estar na moda a partir das 7 da manhã é possível agora”, diz outro perfil em tom de brincadeira. A crítica e a estranheza com um leve tom de humor prevaleceram na maioria dos comentários.
A repercussão chegou até na marca de móveis sueca Ikea, que brincou com o design da peça ao recriar o look com uma toalha da marca da empresa. Na legenda da “campanha” postada no Instagram, a Ikea compara o fator do preço da peça – uma vez que na loja de móveis a toalha sai apenas por 10 dólares (equivalente a R$ 48,66 reais), além da oportunidade de comprar o item em até cinco cores diferentes.
Empresa sueca de móveis e produtos para casa, Ikea, ironiza a nova peça de roupa da Balenciaga (Foto: reprodução/Instagram/@acidpdf)
Peças inusitadas e polêmicas em torno da Balenciaga
A grife liderada pelo estilista Demna Gvasalia ficou conhecida pela estética “diferentona” e disruptiva no sentido da moda mais convencional. Durante a Semana de Moda de Paris de 2022, as modelos da marca desfilaram com um acessório extremamente diferenciado – bolsas em formato de saco de lixo. No mesmo ano, foi lançada a coleção “Paris Sneaker”, que apresentava um tênis com uma aparência completamente destruída e suja de lama.
Tênis da coleção “Paris Sneaker” da grife Balenciaga de 2022 (Foto: reprodução/Balenciaga/g1)
Para além dos itens fashion atípicos e chocantes para muitos, no final de 2022 a Balenciaga enfrentou uma grande polêmica por conta da campanha “Gift Shop”. O intuito era apresentar peças que poderiam servir de presentes para o final do ano. No entanto, algumas fotos de divulgação da linha continham crianças carregando uma bolsa com um formato de um ursinho de pelúcia com itens que facilmente são associados à prática fetichista como bondages de couro e algemas.
Rapidamente a notícia se espalhou pela Internet e a marca foi acusada de apologia à sexualização infantil. A grife chegou a soltar uma nota de desculpas sobre a campanha e a removeu do ar. Da mesma forma, o repúdio midiático foi bastante elevado, fazendo com que a Balenciaga fosse advertida por embaixadores, como Kim Kardashian, e a decisão da não entrega do prêmio Global Voices de 2022 ao Demna, que havia sido anunciado como ganhador no início daquele ano pelo veículo The Bussiness Of Fashion.
Foto Destaque: divulgação da nova peça da grife Balenciaga (Reprodução/Balenciaga/metropoles.com)