O atual próposito de Balenciaga: deixar o escândalo que abalou a marca no final de 2022 e reduzir o espetáculo para se concentrar nas roupas.
“A moda se tornou uma espécie de entretenimento, mas muitas vezes essa parte ofusca a essência dela”, dizia a nota do diretor criativo Demna aos convidados deixados nos assentos do show no início do ano. “Nos últimos meses, precisei buscar abrigo para meu caso de amor com a moda, e instintivamente o encontrei no processo de confecção de roupas… roupas.”
Em sua primeira entrevista desde que o escândalo estourou, Demna disse à Vogue em fevereiro que assume a responsabilidade pelos erros e disse que planeja mudar sua abordagem no futuro. “Muda muito a minha forma de trabalhar, que antes era mais instintiva; fazendo algo que seria visto como talvez provocativo só porque eu estava pensando, Oh, isso é divertido”, disse ele. “Isso faz parte do meu aprendizado: terei uma abordagem mais madura e séria de tudo que lançar como ideia ou imagem. Decidi voltar às minhas raízes na moda, bem como às raízes da Balenciaga, que é fazer roupas de qualidade – não criar imagem ou buzz”.
Assim como a Gucci, a maior casa de Kering, a Balenciaga tem uma “estratégia de elevação” em andamento, abrindo uma loja de alta costura no ano passado, após relançar a alta costura em 2021. À medida que as casas de luxo se tornam maiores, elas aumentam a aposta com ofertas sofisticadas e atendimento personalizado ao cliente em lojas dedicadas aos clientes mais abastados (como Gucci Salons e Chanel “Salons Privés”) para manter sua singularidade e evitar a onipresença.
A Kering não lidera as vendas da Balenciaga – ela faz parte da divisão “Outras casas” do grupo, que arrecadou € 3,87 bilhões em 2022 – mas um claro esforço de recuperação está em andamento depois que o escândalo afetou a receita da marca.
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No desfile de ontem (05), um vestido estilo armadura, cromado, que levou 10 meses para ficar pronto, chamou atenção no encerramento do show.
Esta coleção é a terceira de alta-costura entregue por Demna Gvasalia para a Balenciaga.
Foto de capa: 52nd Couture Collection. Reprodução/@balenciaga/Instagram