Em 15 de novembro, a polêmica marca de moda Balenciaga vai lançar sua mais nova coleção de roupas. Dessa vez, todo o vestuário tem a temática de “skiwear”, ou seja, roupas de esqui.
Skiwear
É a primeira vez que a Balenciaga se aventura na produção de equipamentos atléticos. A nova coleção, além de contar com instrumentos de proteção (como capacetes e óculos apropriados para esse esporte) e roupas para esporte (calças jeans impermeáveis, casacos, moletons, entre outros), ela também tem esquis, pranchas de snowboard e bastões de prática de esqui alpino.
Toda a skiwear é fabricada com materiais de técnica avançada e quase todas as peças estão disponíveis nas cores cinza, preto e vermelho. A coleção de inverno é feita para dar visibilidade, aerodinamismo e proteção para quem pratica o esporte de esqui. Inclue até as “Alaska Boots”, botas desenvolvidas em condições climáticas do ártico.
Página do Instagram oficial Balenciaga anuncia os novos óculos de sol da coleção Skiwear (Reprodução/Instagram/@balenciaga)
Balenciaga
Essa marca foi criada na Espanha por Cristóbal Balenciaga Eizaguirre, que dizia que um costureiro deve ser um arquiteto no design. Ele começou com um ateliê e uma parceria com Charlottee Lee, sempre atendendo a família real e membros da corte espanhola.
Durante a guerra espanhola, que começou em 1936, Cristóbal Balenciaga precisou sair do país, foi aí que teve a oportunidade de expandir sua marca para outros lugares, como Londres e Paris. Foi na França que fez sua primeira loja “A Casa Balenciaga” com o apoio de dois sócios, Wladzio Jaworowski e Nicolás Bizcarrondo. Com o passar dos anos, a marca se tornou sinônimo de luxo e perfeição na confecção, principalmente por várias celebridades e pessoas da alta sociedade usarem a Balenciaga.
Atualmente, a direção criativa da marca está nas mãos de Demna Gvasalia. Balenciaga ficou conhecida por suas intervenções de moda singulares em desfiles e propagandas de novas coleções, abordando assuntos polêmicos.
Foto destaque: foto promocional da coleção “Skiwear” (Reprodução/Instagram/@demnagram)