A marca de luxo Balenciaga desenvolveu um novo projeto envolvendo moda, música e tecnologia. Chamado de “ready-for-music-wear”, o projeto foi realizado em colaboração com a banda britânica de trip-hop Archive.
ready-for-music-wear
A collab entre a Balenciaga e a Archive é uma coleção pequena de produtos musicais. As peças se dividem entre moletons com capuz e dois modelos de t-shirts, de manga comprida e curta. As roupas são de edição limitada e os preços variam de 595€ a 990€.
As peças desenvolvidas apresentam uma estética exclusiva da marca de luxo. As blusas estão disponíves nas cores preto e branco, possuem uma grande letra “A” estilizada em branco ou vermelho na parte da frente da blusa e a discografia completa da banda nas costas.
Moletom da coleção “ready-for-music-wear” da Balenciaga com a banda britânica Archive. (Foto: reprodução/Balenciaga/Fashion Network)
Como inovação tecnológica, a Balenciaga trouxe para esses itens um near-field communication chip (NFC) costurado na etiqueta. Os consumidores vão poder escanear o chip com seu celular e conseguir acessar, diretamente, uma música desenvolvida exclusivamente para a Balenciaga. A faixa tem duração de oito minutos e se chama “Patterns”. Além da canção, estará disponível uma playlist de sete horas criada para a collab.
É a primeira vez que a banda Archive faz uma colaboração com uma marca do mundo da moda. Darius Keeler, fundador da banda, diz que a Balenciaga representa aquilo que a Archive sempre tenta reproduzir durante um processo criativo de produção de músicas. “A Balenciaga sempre representou a individualidade e a inovação, qualidades que sempre tentamos manter no centro do processo criativo da Archive. Então, quando surgiu a oportunidade de colaborar neste projeto emocionante, parecia uma combinação perfeita. Acredito que a faixa que criamos é muito especial”, afirma.
Balenciaga Music
O lançamento com a Archive faz parte de um projeto surgido em 2020, o Balenciaga Music. A ideia é possibilitar que os consumidores da marca se aventurem nas inspirações musicais que estão inseridas nas coleções. Os clientes podem conhecer e desfrutar de playlists produzidas pela diretora da marca, Demna Gvasalia, e por artistas como Jay-Jay Johanson, Pink Martini e Aya Nakamura.
Foto destaque: Balenciaga faz lançamento de roupas musicais com colaboração de Archive (Reprodução/ Balenciaga/Etiqueta Única)